Como prevenir infecções na cirurgia de troca valvar

Cirurgia Vascular, Sem categoria

Uma das infecções possíveis de serem prevenidas em casos de cirurgia de troca valvar é a endocardite infecciosa, doença grave que acomete as valvas cardíacas. Neste caso, a prevenção é feita a partir da adoção de medidas de higiene bucal.

O cirurgião dentista é o profissional responsável pela manutenção da saúde bucal. Isso não é diferente em ambiente hospitalar. Neste caso, além de garantir o bom treinamento de enfermeiros e técnicos em enfermagem que cuidam diariamente dos pacientes, os dentistas também analisam a higiene bucal de quem é internado, na busca por indícios de infecções. 

Neste texto, vamos explicar o que é a endocardite infecciosa, como preveni-la e tratá-la. 

O que é endocardite infecciosa? 

A endocardite infecciosa é uma doença grave que acomete o coração, especificamente as valvas cardíacas. Elas controlam o fluxo sanguíneo e garantem que ele siga em apenas uma direção, sem refluxos. A endocardite é causada por uma infecção bacteriana que se instala na valva, causando inflamação e, em casos graves, pode até levar à destruição. 

Para a prevenir a endocardite infecciosa, é fundamental adotar medidas de higiene bucal adequadas, por isso a importância do dentista.

Como a boca é um ambiente propício para a proliferação de bactérias, a falta de higiene aumenta os riscos delas serem transportadas para o coração através do sangue. Para evitar a proliferação das bactérias, é importante manter uma boa higiene bucal.

Como o dentista pode evitar a endocardite infecciosa? 

O dentista é o profissional responsável por orientar e acompanhar a realização das medidas de higiene bucal, tanto em consultórios quanto em ambientes hospitalares. Além disso, também identifica e trata qualquer problema bucal, como infecções gengivais, doenças periodontais e cárie. Esses problemas podem aumentar o risco de desenvolvimento de endocardite infecciosa, por isso é importante tratá-los rapidamente.

Os pacientes com próteses cardíacas, como válvulas cardíacas, são considerados de alto risco para o desenvolvimento da endocardite infecciosa. Isso aumenta ainda mais a importância das avaliações odontológicas regulares, para identificar precocemente e tratar problemas bucais antes que se tornem infecções complexas.

Além disso, outra medida importante é, antes de procedimentos odontológicos invasivos, como extração de dentes e limpeza profunda, utilizar antibióticos profiláticos para prevenir a disseminação de bactérias para o sangue e evitar a instalação de endocardite infecciosa. Nesse sentido, o dentista é responsável por orientar e prescrever esses antibióticos.

Pensando assim, a visita regular ao dentista é uma importante medida preventiva para a endocardite infecciosa. Ele irá garantir que você tenha uma boa saúde bucal e pode identificar e tratar problemas bucais, além de fornecer orientações para prevenir a doença. 

A Odontologia no Hospital SOS Cárdio

O Hospital SOS Cárdio conta com uma equipe multidisciplinar para o atendimento completo dos pacientes. Além de dentistas, nossa equipe inclui psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiros e médicos em diversas especialidades.

Aqui, todos os pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) passam por uma avaliação prévia dos cirurgiões dentistas e, posteriormente, por visitas regulares dos mesmos. Além disso, nossa equipe de enfermagem passa por treinamentos e aulas de capacitação para garantir a manutenção da saúde bucal de todos os pacientes. 

Sobre a autora: Beatriz Sacchetti de Almeida (CRO 19174) é cirurgiã-dentista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina e especialista em Dentística Restauradora pela ABCD School. Além disso, possui atualização em Odontologia em Unidade de Terapia Intensiva pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Atua como chefe do serviço de Odontologia do Hospital SOS Cárdio.

Sobre o autor: Leonardo Gonçalves Modolon (CRO 20501) é cirurgião-dentista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina e especializando-se em Atenção a Pacientes com Doenças Crônicas Não Transmissíveis pela mesma instituição. Além disso, possui atualização em Odontologia em Unidade de Terapia Intensiva pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Atua como chefe do serviço de Odontologia do Hospital SOS Cárdio.

Faça o download gratuito do e-book:

cta-cartilha-de-orientacoes-aos-pacientes-de-cirurgia-cardíaca
Perguntas e respostas: Varizes nas pernas

Perguntas e respostas: Varizes nas pernas

Tão comuns quanto as varizes nas pernas são as dúvidas sobre esse assunto. Questões sobre as origens e a relação das varizes com outras doenças como o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e os problemas cardíacos (infarto) preocupam muitos pacientes. Além disso, os...