Qual a importância do cirurgião-dentista na UTI?

Saúde, UTI

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é um ambiente complexo, onde pacientes graves precisam de atenção médica constante e cuidados especializados. Nesse contexto, a presença de um cirurgião-dentista é fundamental para garantir a saúde bucal dos pacientes e prevenir complicações que podem afetar a saúde.

Nesta publicação, vamos explicar o papel do cirurgião-dentista na UTI e a importância deste profissional na saúde dos pacientes internados.

O que faz um cirurgião-dentista no Hospital?

O cirurgião-dentista é o profissional responsável por acompanhar e orientar a equipe de enfermagem na realização das medidas de higiene bucal. Em ambiente hospitalar, a atuação do dentista também está ligada a atendimentos considerados de alta complexidade.

Além disso, ele também está preparado para realizar procedimentos odontológicos emergenciais, como a remoção de dentes fraturados ou a realização de drenagem de abscessos. Esses procedimentos são essenciais para prevenir complicações e garantir a recuperação dos pacientes.

Por que ter um cirurgião-dentista na UTI? 

A boca é um ambiente propício para a proliferação de bactérias e fungos, por isso ela é considerada uma das principais portas de entrada para infecções. Devido à saúde já fragilizada, os pacientes internados em UTI geralmente apresentam um risco maior de desenvolvê-las. 

Por isso, é importante que esses pacientes sejam submetidos a uma avaliação odontológica logo após a internação, para identificar e tratar qualquer problema bucal presente. Essa prática é capaz de evitar uma série de complicações, entre elas pneumonia aspirativa e a endocardite infecciosa, uma doença cardiovascular causada por bactérias ou fungos.

Além disso, pacientes internados em UTI frequentemente apresentam dificuldade para se alimentar e manter a higiene bucal adequada. Isso pode facilitar o desenvolvimento de cáries, infecções gengivais e outros problemas bucais, que podem se agravar rapidamente. 

A Odontologia no SOS Cárdio

Desde setembro de 2022, o Hospital SOS Cárdio conta com cirurgiões-dentistas disponíveis para todo hospital, com foco principal na UTI. Além de atender aos pacientes da UTI, os cirurgiões-dentistas também são responsáveis pelo treinamento da equipe de enfermagem, para a manutenção da saúde bucal de todos os internados. 

Os profissionais de odontologia fazem parte da equipe multidisciplinar da UTI, que conta também com psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e médicos de diversas especialidades, inclusive de cuidados paliativos. 

A importância dos dentistas na UTI chegou a se tornar um projeto de lei (PL 883/2019), que busca regulamentar a atividade e tornar obrigatória a presença de profissionais da odontologia em ambiente hospitalar e de internação prolongada. O projeto, porém, encontra-se aguardando a aprovação do relator na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF). 

Confira o vídeo do Dr. Leonardo Modolon sobre a importância do dentista na UTI

Sobre o autor: Leonardo Gonçalves Modolon (CRO 20501) é cirurgião-dentista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina e especializando-se em Atenção a Pacientes com Doenças Crônicas Não Transmissíveis pela mesma instituição. Possui atualização em Odontologia em Unidade de Terapia Intensiva pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Atua como chefe do serviço de Odontologia do Hospital SOS Cárdio.

Sobre a autora: Beatriz Sacchetti de Almeida (CRO 19174) é cirurgiã-dentista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina e especialista em Dentística Restauradora pela ABCD School. Possui atualização em Odontologia em Unidade de Terapia Intensiva pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Atua como chefe do serviço de Odontologia do Hospital SOS Cárdio.

Faça o download gratuito do e-book:

Fratura de Fêmur: Urgência Ortopédica
Fibromialgia: Diagnóstico e Tratamento

Fibromialgia: Diagnóstico e Tratamento

A Fibromialgia é caracterizada por manifestações de dor em todo o corpo, não apenas nas articulações. Grande parte dos pacientes com esse problema costuma relatar que as dores são migratórias, que “correm” de região para região. “A dor é o principal sintoma da...

Valva Mitral: plastia ou troca?

Valva Mitral: plastia ou troca?

A cirurgia da valva mitral consiste em dois tipos: as trocas valvares e a cirurgia de reparo da valva. Essa última, chamada plastia valvar, vem ganhando grande importância na área médica. As doenças que acometem a valva mitral dividem-se em dois grandes grupos. Em um,...

Orientações aos Pacientes com Insuficiência Cardíaca

Orientações aos Pacientes com Insuficiência Cardíaca

A Insuficiência Cardíaca é uma doença grave e que atinge cerca de 2,8 milhões de pessoas no Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia. Popularmente, é conhecida como "coração fraco", pela incapacidade do órgão de bombear adequadamente o sangue. Por...

Hiperidrose: saiba o que é e como tratar o suor excessivo

Hiperidrose: saiba o que é e como tratar o suor excessivo

A Hiperidrose não é uma doença. É uma condição de saúde comum, caracterizada por uma quantidade excessiva de suor, que atrapalha as atividades diárias de um indivíduo. Quando há mau cheiro, o distúrbio tem o nome de Bromidrose e, apesar de não estarem diretamente...