A Insuficiência Cardíaca é uma doença grave e que atinge cerca de 2,8 milhões de pessoas no Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia. Popularmente, é conhecida como “coração fraco“, pela incapacidade do órgão de bombear adequadamente o sangue. Por esse motivo, os pacientes com Insuficiência Cardíaca sofrem com sensação de cansaço, acúmulo de líquidos, inchaço nas pernas, falta de ar, entre outras condições.
Além do impacto na qualidade de vida, a Insuficiência Cardíaca gera internações hospitalares recorrentes e possui alta mortalidade. De acordo com a Rede Brasileira de Insuficiência Cardíaca – REBRIC, metade dos pacientes hospitalizados pela doença vem a óbito em até 5 anos. Conhecer a doença e tratá-la de forma adequada é fundamental.
E-book: Orientações aos Pacientes com Insuficiência Cardíaca
O Hospital SOS Cárdio elaborou um material de orientações aos pacientes que sofrem com Insuficiência Cardíaca. Com base em informações fornecidas pela equipe multidisciplinar que atua no Programa de Cuidados aos Pacientes com Insuficiência Cardíaca, nosso objetivo é orientar você e a sua família a compreender melhor os cuidados que devem ser tomados para uma melhor qualidade de vida.
Neste e-book gratuito, você vai encontrar informações sobre sintomas da Insuficiência Cardíaca, quando procurar um médico e orientações sobre:
- Consumo de Sal
- Ingestão de Líquidos
- Controle de Peso
- Tabagismo
- Bebidas Alcoólicas
- Vacinação
- Atividades Físicas
Programa de Cuidados aos Pacientes com Insuficiência Cardíaca
O Hospital SOS Cárdio possui um Programa de Cuidados em Insuficiência Cardíaca, destinado aos pacientes que sofrem com a doença. Nele, o atendimento multidisciplinar segue um protocolo específico, desde a emergência, passando pela internação e finalizando com acompanhamento ambulatorial por 90 dias.
Vale ressaltar que trata-se de uma ação complementar ao tratamento do Cardiologista Clínico do paciente. Neste post aqui, você poderá saber mais sobre o Programa.
Pacientes com Insuficiência Cardíaca precisam de acompanhamento médico periódico e devem seguir as orientações recebidas no seu tratamento. Cuide da sua saúde, siga as orientações do seu médico para ter uma boa qualidade de vida. Se precisar de ajuda, conte conosco!
O material tem caráter informativo e não substitui as orientações do seu médico.