O que é terapia a laser de alta intensidade?

É uma forma de tratamento que usa a energia do laser com capacidade de penetrar pele, tecidos moles, músculos e até ossos para curar as células do corpo. É uma técnica não invasiva para tratamento da dor e da inflamação. Além disso, a terapia a laser de alta intensidade também estimula a regeneração dos tecidos. Pode ser usada com segurança associado ou como substituto de drogas farmacêuticas.

O tempo de cada sessão da terapia a laser de alta intensidade dura de 2 à 10 minutos, dependendo da condição a ser tratada. O laser é aplicado diretamente na pele, pois não penetra através das roupas. Porém, é indolor, seguro e rápido. Durante a sessão, o paciente pode sentir um discreto calor no local da aplicação.

Cicatrização de Feridas

O laser fornece energia para as células, auxiliando o processo de cicatrização e diminuindo o tempo de recuperação da ferida. A terapia com laser é ideal para:

  • feridas que não respondem ao tratamento convencional
  • feridas crônicas (diabéticos, úlceras venosas)
  • queimaduras
  • incisões cirúrgicas que não cicatrizam
Tratamento de Feridas

Tratamento da Dor e Lesões esportivas

A terapia a laser de alta intensidade pode ser usada no tratamento da dor, como analgésico, e para reduzir o inchaço, reparando as células danificadas. Ou seja, é uma opção terapêutica para o tratamento da dor aguda e crônica, visto que atingindo os tecidos profundos com segurança, não causam danos ao paciente.

Da mesma forma, o laser é indicado no tratamento de patologias dolorosas das articulações, lesões musculares, lesões nos tendões e doenças ósseas, tanto agudas como crônicas.




Alívio da dor desde a primeira aplicação

Efeitos da Terapia a Laser de Alta Intensidade 

Efeito Anti-inflamatório:

A terapia a laser de alta densidade tem um efeito anti-inflamatório, através da vasodilatação e da ativação da drenagem linfática das áreas afetadas. Consequentemente, leva à redução no inchaço causado pela inflamação ou pelos hematomas.

Efeito Analgésico:

A terapia laser tem um efeito benéfico sobre as células nervosas, diminuindo a sensibilidade e bloqueando a dor transmitida por estas células ao cérebro. 

Efeito na Cicatrização mais Rápida de Feridas:

O laser penetra profundamente no tecido e acelera a reprodução e o crescimento celular. Dessa forma, aumenta a energia disponível para a célula, de modo que possa absorver os nutrientes mais rapidamente e se livrar dos produtos residuais. Como resultado da exposição ao laser, as células danificadas são reparadas mais rapidamente.

A Terapia a Laser de Alta Intensidade estimula o desenvolvimento de fibroblastos no tecido danificado. Os fibroblastos são os blocos de construção do colágeno, que é a proteína essencial necessária para substituir o tecido velho para reparar lesões nos tecidos. Com isso, a técnica é eficaz em melhorar o aspecto estético de cicatrizes cirúrgicas e no tratamento de feridas abertas e queimaduras, diminuindo a formação de tecido fibroso e de queloides.

Efeito nos Pontos de Gatilho:

A terapia a laser de alta intensidade também estimula os pontos-gatilho e os pontos de acupuntura. É uma técnica que proporciona  alívio da dor musculoesquelética e da dor da Fibromialgia.

Melhora na Neuropatia:

A recuperação lenta das funções nervosas no tecido danificado pode resultar em dormência e membros comprometidos. O laser acelera o processo de reconexão das células nervosas. O resultado é o aumento da amplitude dos potenciais de ação para otimizar a cicatrização neuro-muscular.

Sobre o autor: 

*Dr. Marcos Braun (CRM-SC 12352 / RQE 15252) é Coloproctologista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Especialista pela Sociedade Sociedade Brasileira de Coloproctologia. Realizou estágio em Cirurgia Minimamente Invasiva em Coloproctologia na Itália, em 2017. Atua nas doenças do intestino, reto e região anal. Utiliza novas tecnologias em Coloproctologia, como a cirurgia Minimamente Invasiva da Doença Hemorroidária, o tratamento da Fístula Anal com laser (Filac) e a Cirurgia Ambulatorial da Doença Hemorroidária.