Experiência e Tecnologia: Hemodinâmica do Hospital SOS Cárdio

Cardiologia, Hemodinâmica, Medicina

A unidade de Hemodinâmica se dedica à realização de exames e tratamentos percutâneos minimamente invasivos. Ela pode atuar decisivamente em situações de emergência, como no infarto agudo do miocárdio, e também na resolução de problemas nas valvas (popularmente conhecidas como válvulas cardíacas), nos vasos sanguíneos e nas estruturas que separam as câmaras do coração.

Alguns dos tratamentos realizados pela Hemodinâmica são:

O exame de Cateterismo Cardíaco é um dos procedimentos mais conhecidos realizados pela Hemodinâmica. Com ele, é possível verificar em tempo real como está a circulação sanguínea dentro do coração – e os pontos exatos que apresentam problemas. Tudo é feito a partir de um cateter, sem a necessidade de incisões.

Outro procedimento muito importante realizado pela Hemodinâmica é a Angioplastia – o tratamento de escolha em todo mundo no tratamento do infarto agudo do miocárdio. No geral, uma vez confirmado o infarto, o paciente é levado diretamente para a unidade Hemodinâmica. Nela, é feito o Cateterismo e, quase que simultaneamente, a Angioplastia, que consiste na desobstrução da artéria através do enchimento de um pequeno balão.

“O balão empurra a placa ateromatosa (popularmente conhecida como placa de gordura), e permite que o sangue volte a fluir. Dependo da avaliação médica, ainda é possível realizar o implante de um stent, uma pequena endoprótese expansível de metal que impede que o vaso se feche novamente.” Dr. Luiz Carlos Giuliano (CRM-SC 4551), Cardiologista Intervencionista do Hospital SOS Cárdio.

Hemodinâmica: Experiência em Alta Complexidade

Cada paciente apresenta características anatômicas próprias e condições de saúde particulares. Durante um infarto, por exemplo, mais de uma artéria coronária pode estar obstruída. Problemas congênitos podem afetar ao mesmo tempo as valvas cardíacas (no dito popular, válvulas cardíacas), e também o septo interatrial, interventricular e os vasos sanguíneos adjacentes.

Os casos atendidos pela Hemodinâmica podem variar de baixa à alta complexidade. Nestes, a experiência da equipe médica pode ser considerado um fator decisivo. O hospital SOS Cárdio, por exemplo, realiza cateterismo, angioplastia e tratamentos de cardiopatias congênitas desde 2002.

“A experiência da equipe do hospital SOS Cárdio permite a realização de procedimentos hemodinâmicos em pacientes de alta complexidade. Casos desafiadores em termos de anatomia e de múltiplas lesões são atendidos pelo hospital quase que diariamente.” – Dr. Luiz Eduardo K. São Thiago (CRM 4873 RQE 6714), Cardiologista Intervencionista e chefe do serviço de Hemodinâmica do Hospital SOS Cárdio.

Implante Percutâneo de Válvula Aórtica (TAVI)

Um bom exemplo do pioneirismo da equipe de Hemodinâmica do Hospital SOS Cárdio é o Implante Percutâneo de Válvula Aórtica (TAVI). Antigamente, em casos como os de estenose, a única maneira de realizar o implante de uma válvula aórtica substituta para tratar a doença era através da cirurgia cardíaca, que exige a abertura do tórax.

Hoje, porém, os pacientes podem contar com uma forma de implante minimamente invasiva para o tratamento da valva aórtica, sem a necessidade de cirurgia. O implante de TAVI é realizado pelos médicos especializados em Cardiologia Intervencionista, na Hemodinâmica. Através de uma punção, a equipe de especialistas guia a prótese até o coração, por meio de um cateter fino e flexível. Uma vez no local correto, é realizado o implante da prótese valvar aórtica.

“Esse é um procedimento cujo resultado depende muito da experiência do profissional. O Hospital SOS Cardio foi um dos primeiros do Brasil e o primeiro do Estado de SC a realizar o procedimento de TAVI por seus profissionais da Cardiologia Intervencionista. Desde 2010, a nossa equipe já realizou mais de 100 tratamentos desse tipo.” – Dr. Luiz Eduardo K. São Thiago (CRM 4873 RQE 6714), chefe do Serviço de Cardiologia Intervencionista do Hospital SOS Cárdio e pioneiro na realização do procedimento de TAVI no Estado de SC.

O Implante Percutâneo de Válvula Aórtica costuma durar cerca de duas horas e possui os mesmos resultados da cirurgia cardíaca convencional.

“Hoje, em alguns casos, já é possível realizar o  procedimento de TAVI sem a anestesia geral, apenas com o uso de sedação. Em alguns casos, de acordo com a análise do médico sobre a condição clínica do paciente, é possível ter alta em até três dias.” – Dr. Luiz Carlos Giuliano (CRM-SC 4551), Cardiologista Intervencionista do Hospital SOS Cárdio.

Integração das Equipes

Por menos invasivos que sejam, os procedimentos hemodinâmicos, como qualquer intervenção médica, podem sofrer com algumas intercorrências. Por isso, eles devem ser feitos por profissionais especializados e capacitados. É importante também que sejam realizados em hospitais que ofereçam estrutura cardiológica completa. Os médicos e os hospitais devem estar preparados para tratar eventuais complicações, caso necessário.

“O Hospital SOS Cárdio conta com duas salas de Hemodinâmica altamente equipadas. Tais salas são também preparadas para intervenções cirúrgicas, se necessário. Além disso, profissionais especializados nas mais diferentes áreas da Cardiologia estão sempre de prontidão para o caso de alguma eventualidade.” Dr. Luiz Carlos Giuliano (CRM-SC 4551), Cardiologista Intervencionista do Hospital SOS Cárdio.

Em média, os pacientes atendidos pela Hemodinâmica recebem alta em até 48 horas, mas isso pode variar caso a caso. Durante o período de internação, o paciente conta com o atendimento de profissionais de uma equipe multidisciplinar. Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, entre outros, se unem no atendimento dos pacientes.

Estrutura Moderna

A sede do Hospital SOS Cárdio, em Florianópolis, foi inaugurada em julho de 2011. O projeto foi realizado seguindo normas hospitalares mundiais e visando o conforto e a segurança dos pacientes. Mesmo com pouco tempo de uso, muitos dos equipamentos de ponta utilizados pelas equipes médicas já foram atualizados.

A experiência dos profissionais, aliada à modernidade e tecnologia, confere ainda mais precisão e segurança. Permite a realização de uma gama maior de exames e tratamentos, especialmente aqueles de alta complexidade.

“Os profissionais da Hemodinâmica do Hospital SOS Cárdio são altamente treinados e experientes – e dispõem de recursos de alta tecnologia. Assim, temos segurança para tratar de casos simples aos mais complexos.”  – Dr. Luiz Eduardo K. São Thiago (CRM 4873 RQE 6714), Cardiologista Intervencionista e chefe do serviço de Hemodinâmica do Hospital SOS Cárdio.

O Hospital SOS Cárdio oferece tratamento de excelência em Hemodinâmica, sempre com foco na segurança dos pacientes. Conheça os nossos serviços e conte conosco no cuidado da sua saúde!

   

Faça o download gratuito do e-book:

Fratura de Fêmur: Urgência Ortopédica
É normal ter palpitação no coração?

É normal ter palpitação no coração?

Você provavelmente já deve ter tido palpitação no coração e ter se perguntado se era normal. E, apesar de ser algo comum, essa sensação pode ser um sinal de que algo está errado com a sua saúde. As palpitações podem ocorrer com o corpo em movimento ou em repouso e nem...