Nova Circulação Extracorpórea: SOS Cárdio é pioneiro no Brasil

Medicina

A segurança do paciente é prioridade no Hospital SOS Cárdio. E, para proporcionar isso, a equipe de Cirurgia Cardiovascular conta agora com moderno recurso de Circulação Extracorpórea. Trata-se da máquina alemã S5 Heart Lung, utilizada nos grandes centros de cirurgia cardiovascular do mundo, e a primeira do tipo no Brasil.

Abaixo, o Dr. Sergio Lima de Almeida (CRM 4370 / RQE 5893), Cirurgião Cardiovascular e Chefe do Serviço de Cirurgia do Hospital SOS Cárdio, explica o que é a circulação extracorpórea e por que esse recurso é tão importante para a segurança dos pacientes.

O que é Circulação Extracorpórea?

O coração é o órgão responsável por bombear o sangue oxigenado pelos pulmões para todo o nosso corpo. Porém, quando realizamos uma cirurgia cardíaca, precisamos manipular o órgão diretamente. Em alguns casos, como na cirurgia de reparação e troca de válvulas, é preciso fazer o coração parar de bater para realizar o tratamento.

No entanto, mesmo com o coração parado, o organismo do paciente precisa continuar recebendo sangue e oxigênio, para manter-se vivo. E é nesse ponto que entra a máquina de circulação extracorpórea.

“A máquina de circulação extracorpórea cumpre duas funções essenciais para o funcionamento do organismo dos pacientes: a oxigenação do sangue e a manutenção da pressão arterial, que faz com que o sangue continue chegando a todos os órgãos, tecidos e células, mesmo com o coração parado.” – Dr. Sergio Lima de Almeida, Cirurgião Cardiovascular (CRM 4370 / RQE 5893).

Algumas cirurgias cardíacas, como a revascularização do miocárdio (popularmente conhecida como ponte de safena), podem ser feitas com o coração batendo – sem a necessidade da máquina de circulação extracorpórea.

Contudo, as dificuldades inerentes a esse tipo de cirurgia, e o desenvolvimento de máquinas como a recém adquirida pelo Hospital SOS Cárdio, fazem com que a tendência nos grandes centros seja investir na segurança dos procedimentos com o coração parado, reservando as cirurgias sem extracorpórea para casos específicos.

Somente uma pequena parcela dos pacientes – analisados e cuidadosamente indicados pelos médicos cardiologistas – se beneficiam da cirurgia de ponte de safena sem circulação extracorpórea (com o coração batendo).

A aquisição da nova máquina de circulação extracorpórea, modelo igual ao utilizado nos centros de referência do mundo, torna as cirurgias cardíacas realizadas no Hospital SOS Cárdio ainda mais seguras para a maioria das pessoas.  

Monitorização Ampla

Para que a segurança seja a maior possível, a máquina de circulação extracorpórea não deve apenas oxigenar o sangue e bombeá-lo para o organismo do paciente. Ela precisa informar a equipe médica – de forma precisa e imediata – sobre uma série de dados como a pressão arterial, a concentração de gases e eletrólitos, dados outros que indicam a perfusão dos tecidos, que traduzem o real estado de saúde do paciente.

Nesse ponto, a nova máquina de circulação extracorpórea do Hospital SOS Cárdio se destaca. O equipamento realiza uma monitorização ampla. Fornece informações muito precisas e faz uma monitorização de todas as variáveis que o paciente pode apresentar.

“Na cirurgia cardíaca, se a máquina de circulação extracorpórea não tiver uma boa monitorização, o tempo pode ser uma fator decisivo para complicações. Porém, quando a equipe conta com uma monitorização ampla, o tempo de circulação extracorpórea é menos decisivo.” – Dr. Sergio Lima de Almeida, Cirurgião Cardiovascular (CRM 4370 / RQE 5893).

Menor Efeito Inflamatório

Um dos fatores que fazem com que o tempo de circulação extracorpórea seja um problema são os efeitos inflamatórios provocados pelo contato do sangue com o material dos tubos e do oxigenador das máquinas. Aqui, a máquina de circulação extracorpórea adquirida pelo Hospital SOS Cárdio também traz grande benefício.

“Uma vez que o sangue do paciente entra em contato com os tubos e com o oxigenador, o organismo reconhece que aqueles materiais não fazem parte do próprio corpo e ativam respostas inflamatórias. Estas respostas variam de intensidade de paciente para paciente, e podem ser mais ou menos nocivas, dependendo do caso. Com a nova máquina de circulação extracorpórea, estes efeitos inflamatórios podem ser  reduzidos.” – Dr. Sergio Lima de Almeida, Cirurgião Cardiovascular (CRM 4370 / RQE 5893).

Cirurgia Minimamente Invasiva

O conceito de cirurgia minimamente invasiva é bastante amplo e não diz respeito apenas ao tamanho da incisão feita durante o procedimento. Ele está sim relacionado com o grau de agressão que o organismo do paciente pode sofrer ao realizar o tratamento cirúrgico.

Por ter um efeito inflamatório reduzido e proporcionar uma ampla monitorização durante a cirurgia cardíaca, a nova máquina de circulação extracorpórea do Hospital SOS Cárdio encaixa-se perfeitamente no conceito de cirurgia minimamente invasiva. Com ela, o tratamento pode ser aplicado sem que haja um grande estresse para o organismo.

Saiba mais sobre a Cirurgia Cardiovascular e outras especialidades atendidas no Hospital SOS Cárdio. Conte conosco para cuidar da sua saúde!

Faça o download gratuito do e-book:

cta-cartilha-de-orientacoes-aos-pacientes-de-cirurgia-cardíaca
Artroscopia de Quadril

Artroscopia de Quadril

A artroscopia de quadril é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo para tratamento de diversos problemas nas articulações, sejam eles de nascença ou adquiridos. Com mais de 30 anos de experiência (sendo 15 anos em cirurgias por videoartroscopia), Dr. Marcos...