Cigarro: por que parar de fumar?

Cardiologia, Medicina, Saúde, Você sabia ?

Para de fumar sempre vale a pena. Os efeitos benéficos de largar o cigarro podem ser sentidos rapidamente, em questão de dias. Além disso, os estudos provam que à medida que o tempo passa, as chances do ex-fumante sofrer com doenças graves cai de forma progressiva.

Quando uma pessoa fuma, despeja em sua corrente sanguínea aproximadamente 5 mil substâncias tóxicas inflamatórias. Entre elas, a nicotina, o metano, o monóxido de carbono e, até mesmo, elementos radioativos, como o polônio 210 e o cádmio (o mesmo das baterias de carros).

Não existem níveis seguros para o consumo de cigarros. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o tabagismo é responsável por 85% das mortes por doença pulmonar crônica, como bronquite e enfisema. Este hábito nocivo também está diretamente ligado ao câncer e aos problemas circulatórios que levam ao infarto do coração e ao acidente vascular cerebral (AVC).

Geralmente, quem fuma em maior quantidade e durante mais tempo tem mais chances de desenvolver algum problema. Além dos fatores genéticos e ambientais, os médicos medem o nível de risco através de um conceito chamado Carga Tabágica. Nele, o número de maços consumidos por dia é multiplicado pelo período de consumo em anos.

“Um paciente que fuma 1 maço de cigarros por dia, há 15 anos, possui carga tabágica de 15 anos-maço. Um outro paciente que fuma há menos tempo, mas que consome 3 maços por dia, há 5 anos, também possui carga tabágica de 15 anos-maço. Ele está, teoricamente, sujeito aos mesmos riscos.” – Dr. Fernando Graça Aranha (CRM/SC 12033 / RQE 5746),  Cardiologista e Diretor Técnico do Hospital SOS Cárdio.

Benefícios de parar de fumar

Além de evitar doenças graves, parar de fumar permite viver o dia a dia de forma mais ativa, prazerosa e menos ofegante. Muitos pacientes citam a diminuição do cheiro do cigarro nas roupas, nos cabelos, no carro e na casa como um fator positivo no relacionamento com os amigos, com a família e na vida profissional.

Outro grande prazer descrito por quem deixa o cigarro é o retorno do paladar e do olfato ao normal. A comida fica mais gostosa e os perfumes tornam-se mais intensos. Além disso, as manchas nos dentes e nas unhas tendem a desaparecer.

O fator financeiro é outro ponto muito importante. Hoje, o valor perdido por uma pessoa que gasta 10 Reais por dia com cigarro durante 20 anos equivale a cerca de 175 mil reais em aplicação na poupança.

Efeitos dia a dia

Os efeitos de largar o cigarro são progressivos. De acordo com os estudos realizados pela American Heart Association, a partir do momento em que deixa de receber fumaça, o corpo tende a se regenerar:

Fumantes Passivos

Deixar o cigarro não é bom só para o fumante propriamente dito. Os fumantes passivos – especialmente as crianças – podem sofrer com problemas graves de saúde. Pessoas com pressão e colesterol altos possuem risco ainda maior de desenvolver doenças do coração quando expostas ao cigarro.

Além disso, as pesquisas mostram que filhos de pessoas fumantes apresentam mais infecções respiratórias do que os filhos de indivíduos não fumantes

“O fumo passivo não é brincadeira. Ele provoca mortes precoces por doenças do coração e por câncer. Os estudos mostram que os pessoas que convivem com fumantes têm até 30% mais chances de desenvolverem algum problema cardíaco.” – Dr. Fernando Graça Aranha (CRM/SC 12033 / RQE 5746),  Cardiologista e Diretor Técnico do Hospital SOS Cárdio.

Efeitos do Cigarro em Cardiopatas

Parar de fumar é ainda mais importante para os pacientes que já apresentam problemas no coração. Em nossa prática, observamos que as pessoas que deixam o cigarro meses antes de fazer uma cirurgia costumam apresentar menos complicações pós-operatórias do que aquelas que continuam com o hábito.  

“Pacientes que realizaram procedimentos invasivos e que tomam remédios para o coração também devem evitar o cigarro a todo custo. Diferente do que muitos acreditam, as cirurgias e angioplastias não curam o organismo de todo o mal feito à ele ao longo dos anos. Pelo contrário: são um sinal de que o corpo está pedindo cuidados.” Dr. Fernando Graça Aranha (CRM/SC 12033 / RQE 5746), Cardiologista e Diretor Técnico do Hospital SOS Cárdio.

Os efeitos inflamatórios do cigarro podem ser prejudiciais inclusive para a cicatrização dos procedimentos cirúrgicos. Tornam a recuperação mais lenta e delicada. E, no geral, pessoas fumantes vivem 10 anos menos do que pessoas não fumantes.

Não deixe para depois. Parar de fumar é possível e vale sempre à pena. Converse com o seu médico sobre como deixar o cigarro e conquiste melhor qualidade de vida. A equipe do Hospital SOS Cárdio pode lhe ajudar. Conte conosco!

Faça o download gratuito do e-book:

ebook-como-ter-uma-vida-saudavel