Cirurgião cardiovascular Sérgio Lima Almeida (CRM4370 RQE5893) apresenta trabalho sobre próteses valvares de rápido implante para profissionais do Brasil e da América Latina.
Atualmente, o Hospital SOS Cárdio registra o maior movimento do Brasil e o segundo da América Latina em cirurgias cardiovasculares de troca valvar com próteses de rápido implante. O número considera os hospitais que atendem convênios e pacientes privados no País.
Compartilhando a Experiência
Em razão da expressiva experiência, o Serviço de Cirurgia Cardiovascular do SOS Cárdio vem recebendo equipes de diversos estados brasileiros e também do exterior. Cirurgiões da Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile já estiveram no Hospital SOS Cárdio para conhecer o trabalho realizado em Florianópolis/SC. Entre os visitantes, destaca-se o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Rui Almeida.
À frente desse importante trabalho está o cirurgião Sérgio Lima Almeida (CRM4370 RQE5893), Chefe do serviço de Cirurgia Cardiovascular do Hospital e da equipe Seu Cardio. O cirurgião tem compartilhado seus conhecimentos em trocas valvares com próteses de rápido implante. Este compartilhamento de experiências traz ganhos para todos, médicos e pacientes.
Prótese Valvar de Rápido Implante
No começo de setembro, Sérgio Lima Almeida ministrou curso sobre “próteses valvares de rápido implante”. Ministrado em simpósio nacional no Rio de Janeiro/RJ, abordou os avanços das cirurgias cardiovasculares no tratamento de estenose aórtica. As próteses de rápido delivery tem sido amplamente utilizadas nas cirurgias minimamente invasivas, com grandes benefícios aos pacientes. Entre eles, menor tempo de internação, menos dor no pós-operatório e menor cicatriz. Recentemente, o cirurgião embarcou para um curso de imersão sobre o assunto na Áustria, para trazer ainda mais aprimoramento no atendimento dos catarinenses.
O Hospital SOS Cárdio é centro de Alta Complexidade em Cardiologia, atendendo pacientes de todo o Estado de Santa Catarina, na rede privada de saúde. Atualmente, realiza mais de 1,5 mil atendimentos de emergência. Além disso, realiza uma média de 220 intervenções cardíacas a cada mês, em todas as áreas da Cardiologia. Desses atendimentos, cerca de 50% são de pacientes de fora da região de Florianópolis, dos mais diversos municípios catarinenses.