O que é a Osteoporose?

Ortopedia

A osteoporose é uma doença que se caracteriza pela diminuição de massa óssea, com o desenvolvimento de ossos mais fracos, tornando-os mais sujeitos a fraturas. É uma doença silenciosa, ou seja, raramente apresenta sintomas antes que ocorra uma fratura óssea. Os locais mais comuns atingidos pela osteoporose são coluna (vértebras), bacia (fêmur), punho (rádio) e braço (úmero)

“A fratura mais perigosa é a do colo de fêmur. Um quarto dos pacientes que sofrem esta fratura morrem dentro de seis meses e os que sobrevivem apresentam uma redução importante da qualidade de vida e independência, caso não sejam tratados corretamente” – Dr. Fernando Martins de Pina Cabral (CRM-SC 2627-4, RQE 1669-6), Médico Ortopedista e Traumatologista.

Quais os fatores de risco para a Osteoporose?

Os principais fatores de risco para doença são: mulheres, pessoas magras, raça branca, fumantes, menopausa precoce, história familiar de fraturas, e uso prolongado de corticoesteróides.

Por que as mulheres são mais atingidas pela Osteoporose?

Os nossos ossos recebem forte influência do estrogênio, um hormônio feminino, mas que também está presente nos homens, só que em menor quantidade. Este hormônio ajuda a manter o equilíbrio entre a perda e o ganho de massa óssea.  Por este motivo, as mulheres são as mais atingidas pela doença, uma vez que, na menopausa, os níveis de estrogênio caem bruscamente. Com esta queda, os ossos passam a se descalcificar e se tornam mais frágeis. De acordo com as estatísticas, a osteoporose afeta um homem para cada quatro mulheres.

Como é feito o diagnóstico da Osteoporose?

O diagnóstico precoce da osteoporose é feito pelo exame de Densitometria Óssea.  Este exame está indicado para todas as mulheres a partir de 65 anos e para todos os homens com 70 anos ou mais. Além disto, todas mulheres menopausadas e todos homens com mais de 50 anos, que possuam um dos fatores de risco descritos acima, devem realizar o exame para confirmar a presença da osteoporose.

É possível prevenir a Osteoporose?

A melhor forma de prevenir a Osteoporose é ter uma dieta com boa quantidade de alimentos ricos em cálcio e vitamina D, associada a atividade física regular.

Mulheres na pós-menopausa e idosos necessitam em torno de 800-1500mg de cálcio por dia. Isso corresponde a 1 copo de leite = 250mg de cálcio, 1 copo de iogurte = 300mg e 1 fatia de queijo = 300mg.

“A reposição hormonal é a indicação mais fisiológica para prevenção da doença, mas sua indicação deve ser criteriosa após avaliação do médico endocrinologista ou ginecologista.
Entretanto, é importante salientar que, mesmo com todos estes cuidados, uma parte dos indivíduos vai ter osteoporose, pois a herança genética ainda não pode ser modificada” – Dra. Débora B. A. Pina Cabral (CRM SC 2687-0, RQE 17004), Endocrinologista.

Como é feito o tratamento da Osteoporose?

O tratamento é feito com suplementação de cálcio, vitamina D e medicamentos.

A reposição hormonal é a indicação mais fisiológica para tratamento da doença, mas nos casos de contraindicação ao seu uso, há outras opções terapêuticas disponíveis. Procure um ortopedista que poderá conduzir seu tratamento de maneira adequada e tranquila.

Quais são os alimentos ricos em cálcio e vitamina D?

São alimentos ricos em cálcio: leite e derivados, queijo, feijão branco, brócolis, espinafre e sardinha.

São alimentos ricos em vitamina D: salmão, sardinha, mariscos, ovo, leite, fígado, queijo e cogumelos.

Conheça algumas dicas para prevenção e controle da Osteoporose:

  • Exponha-se ao sol da manhã regularmente.
  • Não fume.
  • Evite o consumo de café e bebidas alcoólicas.
  • Exercite-se, principalmente através de caminhadas e exercícios que requeiram força muscular.
  • Tenha uma alimentação rica em cálcio e vitamina D.
  • O ideal é ingerir de 800 a 1.200 mg/cálcio por dia.

Sobre o autor: Dra. Débora B. A. Pina Cabral (CRM SC 2687-0, RQE 17004) é  Médica formada pela Universidade de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui título Especialista em Endocrinologia e Metabologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Membro da American Diabetes Association (ADA) e Membro da Endocrine Society.

Viva melhor! Consulte um Médico Ortopedista. A equipe do Hospital SOS Cárdio pode lhe ajudar. Conte conosco!

Faça o download gratuito do e-book:

osteoporose-e-book
Fratura de fêmur: uma urgência ortopédica

Fratura de fêmur: uma urgência ortopédica

Os ossos servem de suporte para os tecidos moles do corpo e protegem órgãos vitais, como o cérebro e o coração. O fêmur, assim como muitos outros ossos longos, proporciona apoio aos músculos - especificamente os da coxa - e transformam as suas contrações em movimentos...

Artroscopia de Quadril

Artroscopia de Quadril

A artroscopia de quadril é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo para tratamento de diversos problemas nas articulações, sejam eles de nascença ou adquiridos. Com mais de 30 anos de experiência (sendo 15 anos em cirurgias por videoartroscopia), Dr. Marcos...

Dor no Quadril e Síndrome do Impacto Femoroacetabular

Dor no Quadril e Síndrome do Impacto Femoroacetabular

A articulação do quadril é uma das mais complexas do corpo humano. Ela une o fêmur aos ossos da bacia, permitindo uma grande quantidade de movimentos (sentar, caminhar, agachar, etc.). No entanto, para que isso seja possível, são necessárias estruturas como ossos,...