O esporte como aliado à saúde

Notícias

Correr atrás da saúde é meta que deveria fazer parte da vida de todas as pessoas. Pensando nisso e no seu compromisso com os catarinenses, o Hospital SOS Cárdio vem apoiando e firmando importantes parcerias na promoção das principais corridas de rua e disputas de triatlo que acontecem na Grande Florianópolis. As próximas provas que levam a assinatura do hospital são a Meia Maratona de Florianópolis, no domingo (dia 21/05) e o Ironman Brasil, no dia 28 de maio. A essas corridas somam-se o Revezamento da Ponta do Papagaio 2023, com largada em Palhoça, em fevereiro deste ano, e o IronMan 70.3, que ocorreu no dia 16 de abril passado, reunindo mais de dois mil atletas de 27 países, que tiveram o suporte à saúde oferecido pelo SOS Cárdio, no Centro Médico do evento, com profissionais da medicina e da enfermagem, equipe de apoio técnico e de voluntários.

Benefícios do esporte à saúde

Tendo em vista os diversos benefícios que a prática regular de atividade física provoca no corpo e na mente, a meta é ir além do cuidado apenas da doença, mas atuar na prevenção e no bem-estar, com uma visão mais ampla e transformadora da saúde. É dessa forma que pensa o cardiologista Fernando Graça Aranha, Diretor Técnico do hospital e um dos grandes incentivadores da participação do SOS Cárdio em ações que oportunizem a prevenção. “O esporte traz benefícios por vários motivos, desde o condicionamento cardiopulmonar e a circulação sanguínea, até a melhora dos índices glicêmicos e da resistência insulínica. Além disso, aumenta a autoestima, regula o sono e aciona a memória, reduz o estresse e possibilita maior equilíbrio psicológico e hormonal, interferindo em todo o organismo”. O médico também destaca a facilidade da corrida para quem quer se exercitar. “É um verdadeiro esporte democrático, que pode ser feito em qualquer local, por pessoas de qualquer idade, com incontáveis benefícios”.   

Claro, o médico lembra que alguns cuidados são essenciais antes de começar a correr. Como primeiro passo é indicada uma avaliação médica para verificar como está a saúde. Também é importante começar a atividade de forma lenta e gradual, com orientação profissional. De acordo com o cardiologista, também é preciso estar atento à hidratação constante e a uma alimentação saudável, pois o corredor às vezes perde muito sódio, potássio e magnésio, especialmente os que fazem atividades mais prolongadas. “A alimentação depende do ritmo do atleta e do tipo de preparo necessário. Por isso, o indicado é ser orientado por um nutrólogo esportista ou pelo próprio treinador, que costuma ter conhecimento adequado sobre o assunto”. 

Incentivo começa dentro de “casa”

O compromisso com a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida começa dentro do Hospital SOS Cárdio, que oferece aos colaboradores inscrições sem custo para os circuitos de corridas e disponibiliza uma academia em suas instalações, com orientação profissional de um personal trainner. Além disso, o hospital também desenvolve programas diferenciados, como “Perder para Ganhar”, estimulando quem quer perder peso e ganhar saúde, assim como o “Movimenta SOS Cárdio”, com treinos e orientações sobre alimentação, aquecimento, alongamento, condicionamento físico, entre outras coisas. 

Uma das participantes das atividades é a enfermeira Mychelle Ferreira da Cruz, de 36 anos, líder de unidade de internação no hospital. “Desde que o SOS Cárdio começou a incentivar e apoiar as corridas, eu já participei de todas as provas. Foi preciso me dedicar, preparar e esforçar, mas as conquistas são imensamente compensatórias, abrindo caminhos para uma vida saudável física e emocional”. Com esse entendimento, a enfermeira busca superar suas metas a cada nova disputa nas ruas da cidade. “Gosto de me desafiar e me empenho para evoluir a cada corrida, indo mais longe e mais rápido. Dessa forma, sinto que cuido de mim para poder cuidar melhor também das outras pessoas, no meu trabalho dentro do hospital e no meu dia a dia”.  

Experiência que faz a diferença

Referência em Santa Catarina, o Hospital SOS Cárdio tem mais de 30 anos de atividades e é o maior centro de alta complexidade em Cardiologia no estado, na rede privada e suplementar de saúde. Oferece assistência integral nas mais diversas especialidades médicas, desde pronto atendimento cardiológico e geral, à realização de procedimentos cirúrgicos complexos, destacando-se também na Neurocirurgia e Oncologia, com o Centro Oncológico de Alta Complexidade, que oferece um serviço 360o ao paciente. Por mês, realiza mais de 5 mil atendimentos e uma média de 300 intervenções cardiológicas de alta complexidade, além de 400 cirurgias de outras especialidades. Entre as certificações internacionais e nacionais já conquistadas pelo hospital destacam-se a Acreditação Qmentum (QGA – Quality Global Alliance), a Distinção em Serviços de UTI (IQG – Instituto Qualisa de Gestão), a Distinção nos Serviços de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (Health Services Accreditation), e o selo de Instituição de Excelência da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), confirmando o principal foco do Hospital: a segurança e o cuidado centrado no paciente, desde o diagnóstico até a pós-alta. 

Medicina de Santa Catarina em Israel

Medicina de Santa Catarina em Israel

Novos conhecimentos para o cuidado com a saúde dos catarinenses serão conquistados nos próximos dias. O diretor técnico do Hospital SOS Cárdio, Fernando Graça Aranha, está em Israel participando da expedição “The Future of Healthcare – Israel Executive Immersion...