O serviço de Hemodinâmica do Hospital S.O.S. Cárdio iniciou 2020 ocupando a sétima colocação no ranking da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI) em número de pacientes que realizam Implante Percutâneo de Valva Aórtica (TAVI), procedimento coordenado há mais de dez anos pelo cardiologista Luiz Eduardo São Thiago.
A SBHCI é a instituição que representa e certifica todos os médicos da especialidade no país, com a responsabilidade de realizar o Registro Brasileiro para Avaliação dos Resultados de Implante por Cateter de Bioprótese Aórtica e de Novas Tecnologias para Tratamento Transcateter de Doenças Valvares Cardíacas (RIBAC NT).
A destacada posição no ranking nacional, num universo de 150 hospitais que são referências em todo o Brasil, reafirma a importância do trabalho realizado pelo Hospital S.O.S. Cárdio, o maior hospital de Cardiologia da rede de convênios e privada de saúde em Santa Catarina. Hoje, o Hospital realiza mais de 1,5 mil atendimentos de emergência e uma média de 220 intervenções cardíacas de alta complexidade a cada mês.
Colega Cardiologista, você precisa saber!
Procedimentos cardiológicos de alta complexidade têm sido a marca registrada do serviço de Hemodinâmica do Hospital S.O.S. Cárdio.
São 15 anos de experiência em:
- Fechamento percutâneo de comunicação interatrial e forame oval patente;
- Fechamento percutâneo de “leak” para valvar mitral e aórtico;
- Aortoplastia com stent para tratamento de coarctação de aorta;
- Fechamento percutâneo de canal arterial;
- Valvoplastia mitral percutânea por balão;
- Angioplastia coronária com stents em pacientes uniarteriais e multiarteriais.
São 10 anos de experiência em:
- Implante percutâneo de valva aórtica;
- Angioplastia coronária com stents em tronco da coronária esquerda;
- Angioplastia coronária com stents em lesões cronicamente oclusivas (recanalização e angioplastia);
- Ultrassom intracoronário;
- FFR (avaliação invasiva de gravidade de estenose coronárias);
- Aterectomia rotacional (rotablator) em angioplastia coronária.
São 5 anos de experiência em:
Implante percutâneo de valva aórtica em prótese valvar aórtica (cirúrgica) disfuncionante (valve in valve);
Implante percutâneo de clip mitral (para tratamento de insuficiência mitral).
O Serviço de Hemodinâmica conta com duas salas totalmente equipadas, com recursos modernos que permitem a realização de diversos procedimentos, tanto eletivos (agendados), quanto de urgência. Além disso, dispõe de cinco leitos para recuperação. Todos os procedimentos são realizados com o acompanhamento de um médico anestesista, proporcionando maior conforto e segurança dos pacientes.
Diferenciais: Segurança e qualidade no atendimento do paciente
1- O Hospital S.O.S. Cárdio é certificado por um dos mais importantes selos internacionais de qualidade na saúde: a Acreditação QMentum, afiliada à HSO (Health Standards Organization), instituição canadense com 50 anos de experiência em Acreditação Hospitalar em todo o mundo. Certificado em 2019, é o primeiro hospital da capital catarinense a receber o selo de qualidade, que tem como foco maior a segurança do paciente.
2- O Hospital S.O.S. Cárdio dispõe da maior UTI (Unidade de Terapia Intensiva) entre os hospitais privados de Santa Catarina, com 32 leitos, modernos e completos equipamentos para o monitoramento contínuo e suporte à vida, aliados a uma equipe altamente especializada e multidisciplinar.
3- O Hospital S.O.S. Cárdio oferece a todos os pacientes internados o atendimento de uma equipe multidisciplinar. Além dos Médicos e da Enfermagem, Psicólogos, Fisioterapeutas, Nutricionistas e Fonoaudiólogos participam do processo de recuperação. Dessa forma, os pacientes recebem um suporte à saúde como um todo.
4- O Hospital S.O.S. Cárdio presta atendimento de diversas especialidades médicas, além da Cardiologia: Anestesiologia, Coloproctologia, Eletrofisiologia, Hematologia e Hemoterapia, Hemodinâmica e Medicina Intensiva, Cirurgias Cardíacas, Cirurgias Vasculares, Cirurgias de Cabeça e Pescoço, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Ortopédica e Cirurgia Urológica.