Alimentar-se bem é fundamental para uma vida saudável. No entanto, muitas doenças – e até mesmo o processo de envelhecimento – podem levar a dificuldades para engolir. É a chamada Disfagia.

Disfagia é o nome dado para qualquer dificuldade que o paciente apresente para engolir alimentos, líquidos e / ou saliva, desde o seu trajeto inicial (boca) até a sua transição do esôfago para o estômago.

A disfagia, por si só, já é bastante grave. Quando o paciente sofre com algum outro problema de saúde e precisa passar por uma internação hospitalar, a disfagia requer ainda mais atenção.

Por isso, o Hospital SOS Cárdio conta com uma equipe multiprofissional, que tem a participação de fonoaudiólogos. Estes são os profissionais habilitados para fazer o diagnóstico, a orientação e a reabilitação dos distúrbios da deglutição. O acompanhamento da equipe de Fonoaudiologia com tratamento multidisciplinar dos pacientes tem grande colaboração no processo de recuperação.

Quem pode sofrer com disfagia?

As alterações no processo de deglutição podem afetar desde recém nascidos (especialmente os prematuros) até idosos. Pessoas com infecções respiratórias recorrentes, que sofreram traumas na face, com doenças e danos neurológicos (Acidentes Vasculares Cerebrais, Alzheimer, Parkinson, etc.), ou com rebaixamento do nível de consciência (sonolência, letargia e etc.) estão mais suscetíveis ao problema.

Quais são os sintomas da disfagia?

Pode parecer algo banal ou passageiro, mas a dificuldade para engolir substâncias líquidas ou sólidas não deve ser negligenciada. A disfagia pode indicar doenças graves, como câncer de esofago e megaesôfago. Quanto antes o diagnóstico for realizado, maiores as chances de tratamento. De forma geral, pacientes com disfagia costumam apresentar:

  • Tosse e engasgos frequentes durante ou após comer e beber;
  • Alterações na voz durante a alimentação;
  • Dor ao engolir;
  • Recusa para se alimentar;
  • Alimentos e saliva que escapam da boca;
  • Perda de peso;
  • Pneumonias de repetição;
  • Sensação de alimento parado na garganta;
  • Dificuldade ou lentidão durante a alimentação.

Quais as consequências?

A disfagia pode levar o paciente a quadros de desnutrição e desidratação. O paciente com disfagia também pode sofrer com aspiração do alimento ingerido, secreções orais ou ambos. Essa aspiração pode causar pneumonia aguda e doença pulmonar crônica. Como são complicações graves, que podem resultar inclusive em óbito, a identificação da disfagia e a adoção de cuidados orientados pelo fonoaudiólogo são extremamente importantes.

Diagnóstico e Tratamento da Disfagia

Os pacientes internados no Hospital SOS Cárdio contam com o cuidado de uma equipe multidisciplinar. Assim, logo no momento da internação, os profissionais realizam uma série de visitas para diagnosticar o estado clínico de cada paciente.

No caso da disfagia, além de exames físicos, o diagnóstico pode ser realizado através de exames de endoscopia. Essa abordagem depende de cada caso, sendo mais indicada para os casos de suspeita de câncer.

A equipe de fonoaudiólogos adota estratégias específicas, elaboradas de forma personalizada para cada paciente. O objetivo é garantir que os pacientes tenham condições de receber a alimentação e a hidratação adequadas.

Cada caso exige uma atenção personalizada para garantir os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismos. Algo fundamental para os pacientes com disfagia. Esse cuidado é essencial também para promover um pós-cirúrgico tranquilo, especialmente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Evitar a desnutrição e a desidratação é muito importante. Na internação hospitalar, é fundamental para garantir uma boa recuperação dos pacientes. Por isso, a equipe de fonoaudiólogos atua de forma integrada com a equipe de nutricionistas, adaptando  a alimentação para a nutrição personalizada.

O cuidado com a disfagia é um dos exemplos de atuação da equipe de Fonoaudiologia do Hospital SOS Cárdio. Os profissionais são responsáveis, também, por auxiliar nos procedimentos de retirada de cânulas de traqueostomia e sondas alimentares.

Conheça todos os serviços que compõem o atendimento multidisciplinar no cuidado dos nossos pacientes aqui e conte conosco sempre que precisar!