Ícone do site Hospital SOS Cárdio

Cirurgia Cardiovascular no Hospital SOS Cárdio

cirurgia-cardiovascular-hospital-sos-cardio

O serviço de cirurgia cardiovascular do Hospital SOS Cárdio, sob a coordenação do cirurgião Sergio Lima de Almeida (CRM-4370 RQE 5893), teve início em 1998. Atualmente, são atendidos mais de 360 pacientes ao ano, entre cirurgias de revascularização do miocárdio, trocas e plastias valvares, assim como cirurgias da aorta e cardiopatias congênitas.


Principais indicações da cirurgia cardiovascular

Em linhas gerais, as principais doenças que levam os pacientes a realizarem uma cirurgia cardiovascular são:

Neste texto, vamos mostrar a você a importância de realizar a cirurgia cardiovascular em um hospital especializado em Cardiologia.

Centro cirúrgico especializado em cirurgia cardiovascular

Ser diagnosticado com um problema cardíaco que requer intervenção cirúrgica costuma assustar muitas pessoas. O medo e a ansiedade se fazem muito presentes. Porém, o cuidado e a atenção com os pacientes, assim como com a possibilidade de aplicação de diferentes técnicas cirúrgicas, fazem parte da rotina em um centro especializado em cirurgia cardiovascular, como o Hospital SOS Cárdio.

A especialização em uma determinada área da medicina, como a cardiologia, e a integração com diferentes áreas de atuação dentro de uma mesma estrutura hospitalar (UTI, Hemodinâmica e Pronto Atendimento, por exemplo) conferem maior agilidade e segurança ao paciente.

A cirurgia cardíaca faz parte da rotina de todos os profissionais e equipes, tanto do centro cirúrgico quanto dos serviços relacionados, como UTI, fisioterapia hospitalar, etc.

Hoje, o modelo de atendimento moderno tem como base um serviço de saúde formado por profissionais de diversas especialidades. Afinal, “Não se opera um coração, se opera uma pessoa que tem um coração”, afirma Dr. Sergio Lima de Almeida. Para este paciente, é necessária uma visão do todo.

É necessário que a abordagem seja integral, numa visão multidisciplinar de atendimento e tratamento. Equipes de Enfermagem, Fisioterapeutas, Psicólogos, entre tantos outros, trabalham com este conceito, especialmente necessário aos pacientes que enfrentam uma cirurgia cardiovascular.

Os detalhes podem fazer toda a diferença

Além das equipes, a infraestrutura de um centro cirúrgico especializado em cirurgia cardiovascular deve estar preparada para o atendimento de pacientes de alta complexidade. Técnica e pessoal precisam do suporte de tecnologia e equipamentos capazes de conferir mais segurança e agilidade ao atendimento dos pacientes.

Hospitais dedicados à especialidade possuem centros cirúrgicos preparados para a cirurgia cardiovascular. No Hospital SOS Cárdio, por exemplo, os equipamentos para a cirurgia de alta complexidade estão sempre à disposição. Desde o básico necessário, até as bombas de suporte mecânico, entre tantos outros.

Este constante investimento em tecnologia, aliado à valorização da humanização do tratamento, traduzem a preocupação do hospital e da equipe cirúrgica em restabelecer a saúde do paciente com acolhimento, segurança e conforto.

Heart Team: definição da melhor abordagem para cada caso

Em hospitais que contam diferentes sub-especialidades da Cardiologia, é comum a discussão de casos complexos entre os profissionais. Assim, profissionais da cardiologia clínica, intervencionista e cirurgia cardiovascular se reúnem para a discussão da melhor alternativa de tratamento para casos complexos. É o que chamamos no Hospital SOS Cárdio de Heart Team. Essa união de conhecimentos visa encontrar o melhor tratamento para cada paciente, considerando suas características individuais.

Equipes especializadas em cirurgia cardiovascular

Ter profissionais preparados e de sobreaviso para receber e atender os diversos problemas relacionados aos pacientes cardiológicos pode ser decisivo. No Hospital SOS Cárdio, médicos, profissionais de diversas áreas e equipes de apoio têm experiência no atendimento desse perfil de paciente.

“Na abordagem da cirurgia cardiovascular, é muito importante que você tenha uma equipe multidisciplinar atenta. O paciente que precisa ser submetido a uma cirurgia cardíaca costuma apresentar diversas disfunções. Diabetes, hipertensão e problemas respiratórios são apenas algumas delas. E nós tratamos não apenas o coração, mas uma pessoa que tem um coração.” – Dr. Sérgio Lima de Almeida (CRM-SC 4370 RQE 5893), cirurgião cardiovascular responsável pelo Serviço de Cirurgia Cardiovascular do Hospital SOS Cárdio.

Os resultados que o serviço de Cirurgia Cardiovascular do Hospital SOS Cárdio tem, em termos de mortalidade e de complicações no pós-operatório, equipara-se aos melhores centros do mundo. Isso graças à união de capacidade técnica com recursos humanos e infraestrutura.

UTI: tecnologia e humanização

O tempo mínimo de internação em UTI após uma cirurgia cardiovascular pode variar bastante. A associação de diferentes tratamentos no procedimento cirúrgico (coronárias, valvas ou aorta) pode requerer um período de recuperação mais longo. O mesmo acontece com pacientes que já apresentam um risco aumentado por condições clínicas prévias (como distúrbios neurológicos, pulmonares, renais, etc). Contar com médicos intensivistas que possuem formação em pós-operatório de cirurgia cardíaca pode fazer a diferença, principalmente nos casos em que a recuperação apresenta alguma nuance que demanda uma atenção especializada.

Além disso, uma iniciativa que colabora com a recuperação dos pacientes da cirurgia cardiovascular, é a UTI humanizada. No Hospital SOS Cárdio, o paciente pode permanecer com um acompanhante na UTI, fato que tem demonstrado resultados bastante positivos.

Ainda, na UTI do Hospital, profissionais de outros setores da saúde têm um papel determinante após uma cirurgia cardiovascular. Fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiros e psicólogos atuam de forma multidisciplinar, colaborando com a recuperação do paciente.

A Cirurgia Cardiovascular do Hospital SOS Cárdio conta com o suporte de diferentes áreas da Cardiologia na mesma estrutura. Além disso, equipes multidisciplinares colaboram com a recuperação e saúde dos pacientes. Buscamos, assim, o bem estar e a segurança de nossos pacientes.

Sair da versão mobile