HONcode: site do Hospital SOS Cárdio recebe certificação

Notícias

De acordo com o Google, a cada 20 buscas feitas diariamente, pelo menos uma é sobre saúde. No entanto, muitos são os conteúdos sensacionalistas, com falsas promessas de tratamento e que causam confusão na sociedade. Assim, o compartilhamento de informações de fontes confiáveis, seguras e que estejam de acordo com as evidências científicas, por profissionais e instituições de saúde, torna-se cada vez mais importante. 

Neste sentido, surgiu a Health On the Net Foundation, que incentiva e fiscaliza a publicação online de conteúdo sobre saúde. A fundação, que é ligada à ONU, avalia as publicações online e homologa os sites confiáveis através da certificação HONcode. Inclusive, este é o código de ética pioneiro no campo da ética de informação médica. Ele estabelece critérios para garantir transparência, qualidade e  veracidade no site. Além disso, reforça que o conteúdo deve ser adaptado às necessidades do público. 

Certificação HONcode do Site do Hospital SOS Cárdio

O website do Hospital SOS Cárdio acaba de receber a certificação HONcode. Com mais de 70 posts e vários ebooks gratuitos no blog, o Hospital compartilha informações sobre saúde, de diversas especialidades médicas. 

Com foco educativo, os conteúdos orientam sobre prevenção, diagnóstico e tratamentos. As informações têm como fonte os próprios profissionais da instituição, cujos nomes e respectivos registros nos conselhos são informados nas publicações. Vale ressaltar que todo o conteúdo tem caráter meramente informativo e, em hipótese alguma, substitui as orientações obtidas na relação médico/paciente.  

A partir do recebimento do selo de certificação HONcode, o Hospital SOS Cárdio comprova seu comprometimento com a publicação de informações de saúde confiáveis e de qualidade. A iniciativa visa informar seus pacientes e a população em geral, auxiliando também no combate às fake news de saúde. 

Os Princípios da Certificação 

Para receber o certificado HONcode, o site do Hospital  precisou passar por uma avaliação do comitê da HON. Esta análise tem como base o cumprimento de todos os 8 princípios do código de conduta exigidos. São eles: 

1. Autoridade:

Os autores das informações são profissionais da saúde qualificados. 

2. Complementaridade:

As informações publicadas tem o objetivo de complementar, não de substituir a relação entre médico e paciente/visitante do site.

3. Privacidade:

O site garante a privacidade dos visitantes. 

4. Atribuição:

As referências, quando existentes, são apresentadas com links para suas fontes e os conteúdos apresentam a data de sua publicação.

5. Justificabilidade: 

O conteúdo postado é baseado em pesquisas e dados científicos confiáveis.

6. Transparência:

As informações são apresentadas de forma clara e o visitante tem acesso a canais de contato. 

7. Divulgação financeira:

As organizações comerciais ou não comerciais que investem, patrocinam ou contribuem para o material do site estão claramente identificadas – quando aplicável. 

8. Política de Publicidade:

Quando o site veicula publicidade, apresenta a política adotada e os usuários do site conseguem diferenciar o conteúdo informativo e o publicitário.

O certificado HONcode é válido por um ano e pode ser atualizado. Assim, a Health On the Net Foundation busca garantir que os sites acreditados sigam publicando informações de qualidade. Para mais informações sobre a fundação HON, acesse: https://www.hon.ch/en/.

O esporte como aliado à saúde

O esporte como aliado à saúde

Correr atrás da saúde é meta que deveria fazer parte da vida de todas as pessoas. Pensando nisso e no seu compromisso com os catarinenses, o Hospital SOS Cárdio vem apoiando e firmando importantes parcerias na promoção das principais corridas de rua e disputas de...

Medicina de Santa Catarina em Israel

Medicina de Santa Catarina em Israel

Novos conhecimentos para o cuidado com a saúde dos catarinenses serão conquistados nos próximos dias. O diretor técnico do Hospital SOS Cárdio, Fernando Graça Aranha, está em Israel participando da expedição “The Future of Healthcare – Israel Executive Immersion...