No Hospital SOS Cárdio, praticamente todos os procedimentos médicos são acompanhados pela equipe de anestesiologia. E, diferente do que muitos pensam, o médico especialista nessa área, o anestesiologista (popularmente chamado de anestesista) não é responsável apenas por aplicar a anestesia. Ele estuda, caso a caso, o melhor tipo de medicação e técnica anestésica a ser utilizada, de acordo com cada pessoa e necessidade. Acompanha o paciente durante todo o procedimento, monitorando de perto os seus sinais vitais, garantindo sua segurança e seu conforto.
“Um bom exemplo do cuidado com a segurança do paciente é o cateterismo cardíaco. Na maior parte do mundo, ele é realizado sem a presença do anestesiologista. Aqui, no Hospital SOS Cárdio, 100% dos cateterismos cardíacos são realizados com a presença do anestesiologista.” Dr. Adilson José Dal Mago (CRM/SC 6970 RQE 3023), Médico Anestesiologista.
Consulta Pré-anestésica
Nos casos eletivos, o cuidado com a segurança e com o conforto do paciente começa antes mesmo do procedimento, na consulta pré-anestésica. Nela, os especialistas têm a oportunidade de tirar todas as dúvidas e de conhecer de perto o estado de saúde de cada pessoa.
“Cada procedimento médico possui um protocolo de segurança a ser seguido. No entanto, cada pessoa possui características próprias. É a partir da consulta pré-anestésica que o anestesiologista pode fazer o planejamento efetivo, com base nas necessidades de cada paciente e do procedimento a ser realizado.” Dr. Ranulfo Goldschmidt (CRM/SC 7189 RQE 3155), Médico Anestesiologista.
A consulta pré-anestésica é fundamental para que os profissionais possam identificar fatores de risco para o paciente. Para isso, o médico anestesiologista pode solicitar exames específicos, avaliações especializadas e tratamentos pré-cirúrgicos com cardiologistas ou pneumologistas, por exemplo. Assim, evita riscos para o paciente e complicações que poderiam surgir no procedimento decorrente de algum problema de saúde prévio.
Alergia ao látex, hipertermia maligna, sopros no coração e dores no peito são exemplos de fatores que podem ser identificados nas consultas pré-anestésicas. Das cirurgias de menor porte até aquelas com anestesia geral, a otimização do paciente é decisiva no sucesso dos procedimentos.
“Caso o paciente não esteja otimizado, o médico anestesiologista pode adiar o procedimento médico, até que o paciente esteja em situação de segurança para realizá-lo.” Dr. Adilson José Dal Mago (CRM/SC 6970 RQE 3023), Médico Anestesiologista.
Também é com base na consulta pré-anestésica e nos exames que podem vir a ser realizados que os médicos anestesiologistas definem – dentro das possibilidades – o melhor tipo de anestesia para cada indivíduo. Os pacientes podem participar da decisão, discutindo prós e contras das técnicas anestésicas propostas.
O plano de ação para o pós-cirúrgico começa então a ser traçado. Além do tipo de anestesia, são definidos o tempo de duração e as ações profiláticas a serem tomadas. Diminui-se, assim, a ocorrência de complicações e reações como náusea e vômitos, geralmente provocados pela anestesia geral.
Sempre com o Paciente
Um dos principais medos dos pacientes em relação à anestesia geral é a impossibilidade de se comunicar. No entanto, o anestesiologista permanece junto ao paciente durante todo o procedimento, monitorando de perto os seus sinais vitais.
Durante cirurgias de grande porte realizadas no Hospital SOS Cárdio, como a cardiovascular, a bariátrica ou a da coluna, o anestesiologista utiliza recursos de monitorização especiais. Com o transdutor elétrico, por exemplo, acompanha em tempo real a pressão média e venosa do paciente. As informações aparecem de forma constante em uma tela, para a leitura do especialista.
Através de um sensor colocado junto ao tubo respiratório, também já é possível ter dados precisos da respiração do paciente. Assim, é possível saber, imediatamente, se houve ou não queda na taxa de CO2. Com essas informações, o anestesiologista pode agir rapidamente no caso de qualquer anormalidade.
Um dos grandes avanços na segurança na monitorização dos pacientes durante as cirurgias, como a cirurgia cardiovascular, é o uso do ecocardiograma trans operatório. Ele permite que a equipe de anestesiologia possa ver, ainda durante a cirurgia, a imagem do funcionamento do coração. Assim, caso alguma região do músculo cardíaco venha apresentar alguma irregularidade, a equipe cirúrgica pode intervir imediatamente.
“A imagem do ecocardiograma nos mostra em tempo real a ocorrência de alguma isquemia e se o paciente está precisando de mais soro ou sangue, por exemplo.” Ranulfo Goldschmidt (CRM/SC 7189 RQE 3155), Médico Anestesiologista.
“A equipe de anestesiologia trabalha para a segurança do paciente e para a tranquilidade dos demais profissionais envolvidos no procedimento médico. Nosso objetivo é ter todas as informações vitais e agir para manter o paciente estável. Assim, todos podem trabalhar da melhor forma possível. As chances de sucesso aumentam.” Ranulfo Goldschmidt (CRM/SC 7189 RQE 3155), Médico Anestesiologista.
Além de todos esses cuidados, a técnica de anestesia geral, utilizada pela equipe de anestesiologia do Hospital SOS Cárdio, podem proteger o coração contra os efeitos da isquemia. Nela, as medicações anestésicas são administradas por via venosa e inalatória, de forma contínua.
As pesquisas mostram que os pacientes que têm o tubo retirado precocemente, apresentam uma recuperação mais rápida e com menos complicações – principalmente, as respiratórias. Porém, para que isso seja feito da forma adequada, o paciente precisa estar em condições de respirar por conta própria, estabilizado e sem os efeitos da anestesia geral.
Diante de um procedimento que precise de anestesia geral, esclareça suas dúvidas com o anestesiologista. A anestesia geral é segura e diversas técnicas podem ser utilizadas. Siga as orientações médicas e realize seu procedimento com tranquilidade.
Sobre os autores: Os anestesiologistas Dr. Adilson José Dal Mago (CRM/SC 6970 RQE 3023) e Dr. Ranulfo Goldschmidt (CRM/SC 7189 RQE 3155) fazem parte da equipe Anestesiologistas Associados. Com especialização em anestesia atuando principalmente com cirurgia cardíaca, atendem os procedimentos realizados no Hospital SOS Cardio, em Florianópolis/SC.