Exames e Diagnóstico
Colonoscopia
O exame de colonoscopia permite a inspeção detalhada do cólon e do reto. Utilizando tecnologia avançada, este exame é capaz de identificar uma variedade de condições, incluindo pólipos, câncer colorretal, inflamações e divertículos. A abordagem para a colonoscopia no Hospital SOS Cárdio enfatiza a precisão diagnóstica, segurança do paciente e o cuidado personalizado, facilitando a identificação e o tratamento de condições do cólon e reto de forma eficaz.
Como é realizada a colonoscopia?
No Hospital SOS Cárdio, o exame de colonoscopia inicia com uma consulta pré-exame, onde o histórico de medicamentos e saúde do paciente são avaliados. O preparo para o exame inclui a ingestão de uma solução laxante, prescrita para limpar o cólon, garantindo uma observação sem obstruções.
A colonoscopia é um exame realizado com sedação. Durante o exame, sob sedação, um colonoscópio — tubo flexível equipado com câmera — é introduzido pelo ânus, permitindo a visualização do cólon por inteiro. Este processo, que dura entre 30 a 60 minutos, possibilita também a realização de biópsias e a remoção de pólipos, quando necessário.
Orientações Pré-exame de Colonoscopia:
– Comparecer com 40 minutos de antecedência ao horário agendado;
– Trazer o pedido médico original, documento de identidade e carteira do convênio;
– Jejum absoluto de 6h – Isso inclui qualquer líquido (inclusive água). Caso o paciente tenha endoscopia também, ajustar o preparo da colonoscopia para finalizar o mesmo respeitando o jejum da endoscopia;
– No dia anterior você começa a dieta de acordo com o preparo passado.
– É obrigatório trazer acompanhante, pois o procedimento é realizado sob sedação, e após a realização não poderá dirigir ou trabalhar;
– Se o paciente usar medicamentos para doenças crônicas como hipertensão e diabete, eles devem ser tomados no mesmo dia do exame com pouca água;
– O laudo do exame sai na hora.
– Caso o paciente faça uso de Ozempic suspender o medicamento por 21 dias antes do procedimento.
Cuidados Pós-Exame
O paciente fica em observação até que os efeitos da sedação tenham passado completamente. Sensações de inchaço ou cólicas podem ocorrer, mas tendem a diminuir com a liberação de gases. Recomendações específicas para retomar medicamentos e alimentação serão dadas pela equipe médica. A presença de um acompanhante é indispensável para assegurar que o paciente retorne para casa de maneira segura após a sedação do exame de colonoscopia.
Ecocardiograma (Ecocardiografia)
Geralmente, o Ecocardiograma Transtorácico Bidimensional é mais comumente solicitado na avaliação cardiológica clínica. Contudo, este exame pode ser complementado com o Ecocardiograma Transesofágico e o Tridimensional, caso se perceba a necessidade de melhor detalhamento. Todos estão disponíveis na estrutura de exames do Hospital SOS Cárdio.
Ecocardiograma Transtorácico
O Ecocardiograma Transtorácico é um exame cardiológico não invasivo, realizado externamente na região sobre o coração. É indicado para o diagnóstico de problemas cardíacos, oferecendo informações sobre a anatomia e o funcionamento do coração. É um exame de imagem que não requer contrastes ou radiação.
Para a realização do Ecocardiograma Transtorácico, não há necessidade de suspensão de medicamentos ou preparo.
Este exame é realizado mediante agendamento prévio. No dia marcado, o paciente deve chegar com 15 minutos de antecedência e apresentar o pedido médico original, documento de identidade e a carteira do convênio (se for o caso).
Ecocardiograma Transesofágico
No Ecocardiograma Transesofágico, a sonda que transmite o ultrassom é passada através do esôfago, proporcionando um ganho em termos de imagem, detecção de problemas e detalhamento anatômico do coração. É realizada uma sedação leve para que a passagem da sonda pelo esôfago não cause incômodo. O exame dura cerca de 30 minutos e é indolor.
Orientações
Para a realização do exame de ecocardiograma, é necessário o agendamento.
No dia do exame, o paciente deve respeitar as seguintes orientações:
- 6 (seis) horas de jejum total;
- apresentar pedido médico original, documento de identidade e carteira do convênio, se for o caso;
- trazer um acompanhante.
Eletrocardiograma
O Eletrocardiograma (ECG) é um exame não invasivo que registra a atividade elétrica do coração. Costuma complementar o processo de diagnóstico de uma consulta cardiológica, podendo auxiliar na identificação de diversos problemas cardíacos.
Como é realizado o eletrocardiograma?
De realização rápida e fácil, não requer suspensão de medicamentos ou preparo. Em alguns casos, pode ser necessária a tricotomia (corte de pelos) do tórax, para reduzir e interferência nos registros elétricos.
Orientações para o exame
Para a realização do Eletrocardiograma é necessário agendamento.
No dia do exame, devem ser apresentados os seguintes documentos:
- RG ou outro documento com foto;
- pedido médico;
- carteira do convênio (se for o caso).
Endoscopia
A endoscopia é um exame de diagnóstico fundamental que permite aos médicos visualizar o interior do trato digestivo superior, incluindo o esôfago, o estômago e o duodeno. O exame de endoscopia pode diagnosticar uma ampla gama de doenças, incluindo refluxo gastroesofágico, doenças inflamatórias, presença de H. pylori e, até mesmo, realizar biópsias para análise histológica de possíveis lesões suspeitas.
O procedimento de endoscopia no Hospital SOS Cárdio segue um protocolo cuidadosamente planejado e focado na segurança e no conforto ao paciente.
Como é realizada a endoscopia?
A endoscopia é um exame invasivo através do qual um tubo fino e flexível, com uma câmera na ponta, é cuidadosamente inserido na cavidade oral até alcançar o estômago e o duodeno. As imagens são transmitidas em tempo real, permitindo a detecção de úlceras, gastrites, cistos, e outras anormalidades do trato gastrointestinal superior.
O procedimento, que dura cerca de 15 a 30 minutos, é realizado com o paciente sedado.
Para a realização da endoscopia, é necessário que o paciente siga algumas orientações médicas previamente ao exame. Além disso, é fundamental informar ao médico sobre qualquer medicamento em uso, pois alguns podem necessitar de ajuste ou suspensão temporária.
Orientações Pré-exame de Endoscopia:
– Comparecer com 40 minutos de antecedência ao horário agendado;
– Trazer o pedido médico original, documento de identidade e carteira do convênio;
– Jejum absoluto de 8h – Isso inclui qualquer líquido (inclusive água).
– Durante o dia anterior você pode comer normalmente e no jantar, deve ser uma refeição leve;
– É obrigatório trazer acompanhante, pois o procedimento é realizado sob sedação, e após a realização não poderá dirigir ou trabalhar;
– Se o paciente usar medicamentos para doenças crônicas como hipertensão e diabetes, eles devem ser tomados no mesmo dia do exame com pouca água;
– No caso de uso de omeprazol ou medicamentos equivalentes (por exemplo: pantoprazol e lansoprazol), o mesmo deve ser interrompido por 7 dias antes do exame.
– O laudo do exame sai na hora.
– Caso o paciente faça uso de Ozempic suspender o medicamento por 21 dias antes do procedimento.
Após o exame, o paciente permanece em observação até a completa recuperação da sedação, sendo essencial a presença de um acompanhante para o retorno.
Holter 24h
O exame de Holter de 24 horas monitora a atividade elétrica do coração ao longo de um dia inteiro, inclusive durante o sono, auxiliando no diagnóstico de distúrbios elétricos.
Ele é recomendado para pacientes com palpitações, portadores de marcapasso, acompanhamento de problemas cardíacos e como complemento ao MAPA de 24 horas. Também é útil em casos de tontura, desmaios inexplicáveis e ECG alterado.
Como é feito o Holter 24?
O exame é indolor e não invasivo. Através de adesivos, são fixados eletrodos no tórax do paciente, que se conectam a um pequeno aparelho, que pode ficar preso à cintura. O paciente segue sua rotina enquanto o aparelho registra as informações durante 24 horas.
Orientações
Para o Holter 24h, é necessário o agendamento prévio.
Não há necessidade de suspensão de medicamentos para a sua realização.
No dia do exame, o paciente deve respeitar as seguintes orientações:
- chegar com 15 minutos de antecedência;
- apresentar os seguintes documentos: pedido médico original, documento de identidade e carteira do convênio (se for o caso).
MAPA 24h
O MAPA 24h é um exame que registra a pressão arterial por 24 horas.
Este exame é indicado para confirmar se as alterações de pressão percebidas no consultório se mantêm em outros momentos do dia. Em pacientes já diagnosticados com hipertensão, é indicado para avaliar a eficácia da medicação e necessidade de eventuais ajustes.
Como é realizado o Mapa 24h?
Este exame é realizado através da colocação de uma braçadeira para a medição da pressão, conectada a um pequeno aparelho, que pode ser preso na cintura. O paciente permanece com a braçadeira e o aparelho por 24h, inclusive durante o sono. Em intervalos de tempo pré-determinados, a pressão é aferida.
Orientações
Para a realização do exame, é necessário o agendamento prévio.
Monitor de Eventos (Loop)
O Monitor de Eventos Cardíacos ou Loop Event Recorder é um sistema de monitorização prolongada e contínua do Eletrocardiograma.
O exame é indicado para diagnóstico diferencial de palpitações, tonturas, perdas de consciência, dor no peito, entre outros.
Como é realizado?
Este exame é realizado através da fixação de dois eletrodos ao tórax, por adesivos, que são conectados a um pequeno gravador. Diante dos sintomas (palpitações, dor no peito, desmaios ou quase-desmaios, tonturas), o paciente aciona o registro eletrocardiográfico através de um botão no aparelho. Assim, é possível relacionar os sintomas clínicos com os registros dos eventos.
Orientações
Para a realização do exame, é necessário realizar o agendamento prévio.
Radiografia (Raio X)
O Raio X é um exame não invasivo, de execução rápida e indolor. Auxilia na investigação clínica de diversas doenças.
Este exame está disponível apenas para pacientes internados no Hospital.
Para a sua realização, não é necessário agendamento. Porém, devem ser apresentados os seguintes documentos: RG ou outro documento com foto, pedido médico e carteira do convênio (se for o caso).
Teste Ergométrico
O Teste Ergométrico, popularmente conhecido como Teste de Esforço, auxilia no diagnóstico das Doenças Cardiovasculares e indica a condição cardiorrespiratória do paciente para a realização de atividades físicas. Conheça as indicações:
Indicação do Teste Ergométrico
A indicação do Teste Ergométrico é bastante ampla. Este exame é indicado para diagnóstico e avaliação de Doença Arterial Coronariana, Isquemia Miocárdica, Hipertensão Arterial e Arritmias Cardíacas. Além disso, o Teste Ergométrico avalia a capacidade cardiorrespiratória do paciente ao exercício físico, sendo também indicado antes do início da prática de muitas atividades físicas.
Os resultados obtidos no Teste Ergométrico podem também indicar a necessidade de realização de novos exames complementares para aprofundar o diagnóstico do paciente.
Como é o Teste Ergométrico
O Teste Ergométrico é um exame não invasivo. É realizado em uma esteira ou bicicleta ergométrica, onde o paciente é submetido ao esforço (por isso, o nome Teste de Esforço). Esse esforço é programado, progressivo e individualizado para cada paciente.
Durante o exercício, os pacientes são monitorados. Através da fixação de eletrodos, o médico monitora o Eletrocardiograma, a freqüência cardíaca, a pressão arterial e a condição clínica do paciente. A partir dos dados coletados, o médico pode realizar o diagnóstico.
Tilt Test
O Teste de Inclinação (Tilt Test) é um exame complementar utilizado para diagnosticar a causa e definir o tratamento de pacientes com sintomas de tonturas e/ou desmaios.
Como é realizado o Tilt Test?
O Tilt Test é realizado pelo médico cardiologista em uma sala com pouca iluminação e ruído. O paciente é deitado em uma cama com suporte para os pés e submetido à monitorização dos batimentos cardíacos e da pressão arterial.
O paciente fica por 10 minutos deitado. Depois, a cama é inclinada até 70 graus, de forma que a cabeça fica mais elevada do que os pés. O paciente fica nesta posição por até 40 minutos.
Quando há queda da frequência cardíaca e/ou da pressão arterial associada a sintomas (“ameaça” de desmaio), ocorre a positivação do exame, que é imediatamente interrompido. O paciente é deitado novamente, até a resolução dos sintomas.
O objetivo do exame Tilt Test é o aparecimento dos sintomas de desmaio que acometem o paciente em seu dia a dia.
O médico que lauda este exame é o Cardiologista com especialização em Arritmias Cardíacas.
Orientações para o Tilt Test
- Evite o uso de bebidas alcoólicas no dia anterior ao exame;
- Procure ter uma noite de sono adequada na véspera do exame;
- Compareça ao exame em jejum (de 6 horas para sólidos e 4 horas para líquidos);
- Informe as medicações em uso e consulte seu cardiologista sobre a necessidade de suspensão;
- Traga um acompanhante;
- Utilize sapatos (ou tênis) confortáveis e sem salto alto;
- Use roupas leves e com botões na parte da frente. Não use roupa de mangas compridas. Não use meia-calça ou de compressão elástica;
- Chegue 30 minutos antes do horário marcado;
- O uso de medicamento sublingual poderá ser necessário durante o teste e será informado ao paciente.
Orientações após o exame
-
Tome bastante líquido e faça um lanche.
-
Você poderá trabalhar normalmente após o período de recuperação do Tilt Test. Geralmente, uma hora é o suficiente
- Não dirija após o exame.
Ficou com alguma dúvida? Acesse mais informações sobre: