Desmaiei. E agora?

Cardiologia

Você sabia que as principais causas de desmaios estão diretamente relacionadas ao funcionamento do seu coração e da sua pressão arterial? Por isso, a equipe do Hospital SOS Cárdio está preparada para atender da melhor forma possível quem sofre com esse mal.

Com excelentes equipamentos para diagnóstico, exames específicos como o “Tilt-Test” (Teste de Inclinação), profissionais altamente qualificados, e estrutura para o tratamento adequado, a equipe do Hospital SOS Cárdio desenvolveu um protocolo específico para o atendimento de pessoas que sofrem com desmaios, desde o atendimento na emergência até a consulta especializada e tratamento.

O hospital possui uma equipe médica dedicada, com cardiologista, eletrofisiologista, cirurgião cardíaco, hemodinamicista, neurologista, geriatra e psiquiatra, que são acionados quando necessário, bem como equipe multiprofissional com enfermeiros e fisioterapeutas capacitados para um programa de reabilitação específico.

Fique tranquilo, você está em boas mãos.

Síncope

A síncope, termo médico utilizado para o popular desmaio, é uma redução do fluxo sanguíneo para o cérebro, que para de funcionar, fazendo com que a pessoa perca a consciência e caia, sem conseguir se lembrar mais tarde do que aconteceu naquele tempo em que esteve desacordada. Muitas vezes a síncope pode ser confundida com outras condições, como convulsões.

Existem vários motivos para o aparecimento da síncope, como problemas no coração ou na pressão sanguínea, causas benignas e até fatais. A identificação da causa da síncope é importantíssima para classificação de risco e tratamento. De uma forma geral, as causas se dividem em três tipos:

1. Síncope vasovagal: é o tipo mais comum. Uma em cada quatro pessoas podem ter um ataque vasovagal ao longo da vida.

 É caracterizada pela diminuição da pressão arterial e do batimento cardíaco por ação do nervo vago. A síncope vasovagal pode aparecer em pacientes que enfrentam as seguintes situações: estão em ambientes fechados, aglomerados ou quentes, ficam em jejum ou horas em pé, têm crises de ansiedade, passam por grandes emoções, sustos ou após a ingestão de bebidas alcoólicas.

2. Síncope por hipotensão ortostática (baixa pressão sanguínea): ocorre quando a pressão arterial cai excessivamente ao se levantar. A síncope por baixa pressão sanguínea acontece geralmente em pacientes mais idosos.

Ela pode estar relacionada ao uso de alguns medicamentos para dormir, antidepressivos e diuréticos. Também pode estar relacionada com desidrataçãohemorragia ou alterações neurológicas.

3.Síncope cardíaca: decorrente de problemas estruturais no coração (anormalidades das válvulas, do músculo ou dos vasos do coração) ou pela presença de arritmias cardíacas (batimentos do coração fora do ritmo normal) que podem ser: bradicardia (quando o ritmo do coração está lento) ou taquicardia (quando está acelerado), o que pode provocar uma queda no abastecimento de sangue no cérebro, causando a síncope.

Dicas simples para evitar a síncope (desmaio)

Agora que você conhece mais sobre as principais causas da síncope (desmaio), veja como evitá-la seguindo essas orientações que a equipe do Hospital SOS Cárdio preparou para você:

  • Tome, pelo menos, dois litros de água por dia;
  • Evite álcool em excesso;
  • Alimente-se a cada três horas.
  • Evite, desde que possível, as seguintes situações: tempo prolongado em pé, calor excessivo, desidratação, levantar-se rapidamente e estresse.
  • Pratique exercícios físicos regularmente para ajudar as suas veias a retornarem o sangue de seus membros inferiores para o coração.

Sobre o autor

Dr. Andre Pacheco Silva (CRM 155555  /  RGE 13140) é  cardiologista, formado no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Incor – HCFMUSP), líder na América Latina no desenvolvimento e na aplicação de novas técnicas em diagnósticos e em tratamento clínico e cirúrgico de cardiopatias e 7º maior centro de transplante cardíaco do mundo, onde foi médico residente entre 2013 e 2015. Especialização em Arritmologia Clínica também no Incor – HCFMUSP, Núcleo Clínico Cirúrgico de Arritmias Cardíacas, entre 2015 e 2016. Possui título de Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Agendamento

Entre em contato com a nossa equipe pelo telefone (48) 3212-5093 para marcar sua avaliação no ambulatório de síncope do Hospital SOS Cárdio.

Faça o download gratuito do e-book:

sincope-o-que-e
É normal ter palpitação no coração?

É normal ter palpitação no coração?

Você provavelmente já deve ter tido palpitação no coração e ter se perguntado se era normal. E, apesar de ser algo comum, essa sensação pode ser um sinal de que algo está errado com a sua saúde. As palpitações podem ocorrer com o corpo em movimento ou em repouso e nem...