Ícone do site Hospital SOS Cárdio

Perguntas e respostas: Varizes nas pernas

varizes-nas-pernas-hospital-sos-cardio

Tão comuns quanto as varizes nas pernas são as dúvidas sobre esse assunto. Questões sobre as origens e a relação das varizes com outras doenças como o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e os problemas cardíacos (infarto) preocupam muitos pacientes. Além disso, os incômodos estéticos e os sintomas provocados pelas veias nessa situação podem prejudicar consideravelmente a qualidade de vida.

Para esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto, o Dr. João Daniel May Serafin (CRM 10132), Cirurgião Vascular do Hospital SOS Cárdio, responde abaixo algumas das principais questões levantadas pelos pacientes que realizam o tratamento para varizes nas pernas no Hospital SOS Cárdio. Boa leitura!

 O que são as varizes?

Dr. João Daniel: As varizes são veias com paredes enfraquecidas, dilatadas e tortuosas. São veias que provocam alterações circulatórias, pois transportam o sangue de uma forma lenta e incorreta, com alguns sintomas bastante típicos. 

O que provoca as varizes nas pernas?

Dr. João Daniel: A ocorrência de varizes nas pernas possui um forte componente genético. Pessoas com histórico familiar de varizes possuem chances maiores de desenvolvê-las. Além disso, uma das causas de varizes é a disfunção valvar. As válvulas localizadas dentro das veias, e que deveriam impedir o sangue de voltar e se acumular nas pernas, param de funcionar. Este refluxo provoca a dilatação das veias e a tortuosidade tão característica das varizes nas pernas.

Sedentarismo, obesidade, ficar em pé e parado por longos períodos também pode provocar varizes. Nas mulheres, o uso de anticoncepcionais e o número de gestações também influencia.

 As varizes nas pernas podem ser secundárias a algum outro problema?

Dr. João Daniel: Sim. As varizes nas pernas também podem surgir devido a algum trauma sofrido ou trombose prévia, por exemplo. Na trombose, mesmo fazendo o tratamento correto, é comum perder o funcionamento das válvulas venosas na região afetada. Perdendo a função das válvulas, aumentam as chances de varizes.

 Quais os sintomas das varizes nas pernas?

Dr. João Daniel: Sensação de peso, cansaço e inchaço nas pernas, especialmente no período vespertino e em dias mais quentes. Os pacientes com varizes nas pernas relatam que costumam acordar com as “pernas boas”, com pouco inchaço, e que o edema vai piorando ao longo do dia. Algumas pessoas relatam cãibras com mais frequência. Inclusive cãibras no período noturno.

 E nos casos mais graves?

Dr. João Daniel: Em alguns casos mais graves de varizes, o sangue que deveria sair das pernas e fluir em direção ao coração chega a circular no sentido contrário. Nessa situação, pode haver alterações na coloração da pele, principalmente na região do tornozelo. Feridas, como úlceras venosas, também podem ser provocadas pelas varizes nas pernas. 

 O período menstrual influencia nos sintomas?

Dr. João Daniel: No geral, as varizes afetam mais as mulheres do que os homens. Isso por conta do estrogênio, o hormônio feminino. Além disso, existe uma tendência de que os sintomas descritos acima fiquem ainda mais intensos no período perimenstrual.

 As varizes nas pernas podem dar origem a problemas cardíacos e AVC?

Dr. João Daniel: Não. Pacientes com varizes nas pernas não possuem necessariamente um risco aumentado de Acidentes Vascular Cerebral (AVC), nem de problemas cardíacos, como infartos. Além disso as causas destes problemas, muitas vezes são as mesmas: a obesidade e o sedentarismo, por exemplo, são fatores de risco para varizes e para doença coronariana, mas estes são dois problemas distintos.

 Como eu diferencio as varizes nas pernas de veias “sobressaltadas” saudáveis?

Dr. João Daniel: Algumas pessoas, em geral as mais magras e de pele clara, possuem veias visíveis nas pernas, braços e até no rosto. Apesar do desconforto estético que podem provocar para algumas pessoas, muitas vezes essas veias são normais, e não necessitam de tratamento.

As varizes nas pernas podem surgir de uma dessas veias, a partir de uma dilatação exagerada e tortuosidade que impedem o correto fluxo de sangue venoso.

 É possível tratar e curar as varizes nas pernas?

Dr. João Daniel: Sim. Como vimos no texto “Cirurgia de Varizes e Novos Tratamentos”, o tratamento pode ser clínico, pode ser feito através da cirurgia convencional, da cirurgia a laser e da eco-escleroterapia. Todos eles são corretos, porém a escolha sobre qual método utilizar deve partir sempre do médico responsável.

 Além disso, estas técnicas são utilizadas para tratar as varizes já existentes. Elas não impedem que novas varizes nas pernas venham a surgir. Para isso, é necessário realizar exercícios físicos, manter o controle do peso, consultar e seguir todas as orientações do seu médico. O uso de meias elásticas e até de medicamentos pode ser recomendado para auxiliar no retorno venoso, caso necessário.

 Cuide da sua saúde e do seu bem estar. Faça o seu tratamento com a segurança e a experiência dos profissionais do Hospital SOS Cárdio. Conte conosco!

Sair da versão mobile