No dia Mundial do Coração – 29 de setembro – hospital comemora também os avanços da Cardiologia no cuidado com os idosos
A longevidade também pulsa no coração e se mostra na prática da Cardiologia junto aos pacientes idosos. Pensando nisso e buscando entender cada vez mais as necessidades específicas daqueles que já alcançaram os 90 anos, o Hospital SOS Cárdio criou um Núcleo de Cuidados e Estudos da 10ª Década de Vida. O trabalho dá seus primeiros passos, pesquisando resultados de tratamento e pós-alta hospitalar, com dados coletados junto aos pacientes e seus familiares. Mesmo com dados preliminares, os primeiros resultados já serão apresentados em dois congressos nacionais, de Clínica Médica (em Florianópolis) e de Terapia Intensiva (em Fortaleza) ainda este ano.
O Núcleo é formado por médicos, enfermeiras, psicólogas, fisioterapeutas e fonoaudióloga do Hospital SOS Cárdio, hoje o maior Centro de Alta Complexidade em Cardiologia de toda Santa Catarina, na rede privada de saúde. Realiza mais de 1,5 mil atendimentos de emergência e uma média de 220 intervenções a cada mês, em todas as áreas da cardiologia. Desses atendimentos, cerca de 50% são de pacientes de fora da região de Florianópolis, dos mais diversos municípios catarinenses.