Ícone do site Hospital SOS Cárdio

Hospital SOS Cárdio inicia internato médico com UNISUL

internato médico unisul medicina

O Hospital SOS Cárdio está desenvolvendo uma série de ações que reforçam cada vez mais sua posição como centro de referência em Florianópolis/SC. Em busca de excelência em segurança e qualidade, o Hospital está participando de um programa internacional de Acreditação Hospitalar. A instituição também está aumentando o número de leitos, contará em breve com confortáveis consultórios médicos e ampliará os serviços de pronto-atendimento com novas especialidades. O novo projeto de Internato Médico do SOS Cárdio envolve educação e ciência.

Como forma de contribuir para a formação de novos profissionais, e de dividir com a sociedade toda a experiência e conhecimento adquiridos em seus 26 anos de atuação, o Hospital SOS Cárdio firmou uma parceria com a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Trata-se do projeto de internato médico, no qual alunos da última fase do curso de Medicina podem acompanhar o funcionamento do Hospital junto aos seus profissionais, permitindo uma vivência prática de alta qualidade.

“Esse é um grande desejo do hospital: englobar o viés educacional. Nós sempre recebemos alunos de Medicina e tentamos dividir com eles um pouco da nossa experiência. No entanto, isso acontecia de maneira informal. A partir de agora, nós temos um programa específico para isso.” (Dr. Fernando Graça Aranha, CRM/SC 12033 – Coordenador da UTI do Hospital SOS Cárdio)

Como funciona

O Internato é direcionado para estudantes da 12º fase do curso de Medicina da Unisul. São alunos que já possuem anos de estudo e que estão prestes a tornarem-se médicos. Os grupos que chegam ao Hospital SOS Cárdio são formados por até 12 estudantes. Eles acompanham a rotina hospitalar durante 5 semanas.

No internato, os alunos vivenciam a prática de todas as equipes, mas com ênfase em quatro setores:

Além de poder acompanhar de perto a atuação dos profissionais, os alunos contam com aulas ministradas dentro do próprio Hospital. Tais aulas são ministradas por médicos do corpo clínico do SOS Cárdio e por professores da própria Unisul.

Mesmo os médicos do Hospital que não estão envolvidos formalmente no projeto contribuem de alguma forma para a formação dos alunos, com orientações paralelas, em um esforço conjunto para a melhor formação dos novos profissionais.

“É preciso deixar claro que os estudantes não substituem o médico em nenhuma atividade. Eles acompanham os profissionais durante os atendimentos, sempre se respeitando a anuência dos pacientes.” (Dr. Fernando Graça Aranha, CRM/SC 12033 – Coordenador da UTI do Hospital SOS Cárdio)

Vantagens para os Pacientes

A principal vantagem do programa de Internato Médico é a troca de conhecimentos entre Hospital e Universidade. Além de todos os programas de formação continuada já existentes no Hospital SOS Cárdio, o projeto de Internato dos estudantes de Medicina traz mais um estímulo ao aperfeiçoamento contínuo de todas as equipes do Hospital. É um incentivo para que se mantenham sempre atualizados, acompanhando a evolução do conhecimento científico em suas áreas de atuação.

Recentemente, o Hospital adquiriu manequins de treinamento para a simulação, entre outros casos, de parada cardíaca. Estes recursos serão utilizadas para as aulas dos alunos do Internato Médico. Serão também aplicados nos treinamentos da própria equipe do SOS Cárdio.  

“Mesmo fora das aulas, os alunos fazem várias perguntas para a nossas equipes sobre a rotina e os procedimentos. Cabe aos nossos profissionais estarem atualizados para poder respondê-los da melhor forma possível. Nós também questionamos os alunos, e percebemos que eles têm se esforçado bastante para acompanhar o ritmo do trabalho de todas as equipes.”  (Dr. Fernando Graça Aranha, CRM/SC 12033 – Coordenador da UTI do Hospital SOS Cárdio)

O projeto de Internato para estudantes de Medicina é o primeiro passo do Hospital SOS Cárdio no âmbito educacional. A expectativa é ampliá-lo e, talvez no futuro, haja a possibilidade de abrigar, inclusive, uma residência médica.

Sair da versão mobile