A convite da Sociedad Paraguaya de Cardiología y Cirugía Cardiovascular, Dr. Sergio Lima de Almeida (CRM-SC 4370), chefe do Serviço de Cirurgia Cardíaca do Hospital SOS Cárdio e da equipe Seu Cardio, participa do XVIII Congreso Paraguayo de Cardiología y Cirugía Cardiovascular.
No evento, que acontece em Assunção/Paraguai nos dias 15 e 16 de agosto, o cirurgião cardiovascular ministra palestra sobre Cirurgia Minimamente Invasiva de Valva Aórtica, apresentando sua experiência aos participantes.
Cirurgia Cardíaca Minimamente Invasiva no SOS Cárdio
A cirurgia cardíaca minimamente invasiva para o tratamento das doenças valvares aórticas é amplamente utilizada no Hospital SOS Cárdio. No serviço, coordenado pelo cirurgião cardiovascular Sergio Lima de Almeida(CRM-SC 4370 RQE 5893), 100% dos casos de cirurgia valvar aórtica isolada são realizados por mini-incisão.
Com uma incisão de cerca de 7 cm, contra 25 cm da cirurgia tradicional, a técnica minimamente invasiva apresenta excelentes resultados. Além de permitir a troca valvar aórtica com a mesma segurança da cirurgia convencional, apresenta como grande vantagem uma recuperação mais rápida ao paciente, menor uso de componentes de sangue no procedimento e menor tempo de UTI e de internação hospitalar como um todo. A questão estética é também favorecida, visto que a cicatriz é pequena – uma preocupação frequente entre os pacientes, principalmente entre as mulheres.
O implante de próteses é o tratamento mais comum para doenças da válvula aórtica, inclusive em pacientes com idade avançada, que também podem se beneficiar da mini-incisão. Dispositivos modernos, como as próteses de rápido implante, tecnologia Resilia e TAVI, colaboram cada vez mais com o tratamento de quem sofre com a doença valvar. Porém, a definição da abordagem cirúrgica é sempre definida caso a caso, considerando o quadro clínico de cada paciente.
Saiba mais sobre a cirurgia de válvula aórtica neste post aqui.
Sobre o cirurgião cardiovascular Sergio Lima de Almeida:
É chefe do Serviço de Cirurgia Cardíaca do Hospital SOS Cárdio e da Equipe Seu Cardio. Realiza procedimentos como revascularização do miocárdio, cirurgia de valvas cardíacas (plastias e trocas valvares), cirurgias da aorta e implante de marcapassos e dispositivos afins. É formado em Medicina pela Universidade Federal do Estado de Santa Catarina – UFSC e com residência na Beneficência Portuguesa, na equipe do Dr. Sergio Oliveira, aperfeiçoou-se em plastia de válvulas na Cleveland Clinic, acompanhando Dr. Delos Cosgrove, e em cirurgia de cardiopatia congênita complexa, no Children Hospital – Harvard Medical School, acompanhando Dr. Aldo Castañeda. Foi também cirurgião cardiovascular do Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis/SC, por 10 anos.