Na história da medicina, uma das especialidades que mais se desenvolveram foi a cardiologia. Na área da cardiologia clínica, temos medicamentos cada vez mais específicos e eficazes, com cada vez menos efeitos colaterais. Tanto que um dos grandes pilares no enfrentamento da doença coronariana hoje é o tratamento clínico. Através dele é possível controlar grande parte dos casos, estabilizando a doença e aumentando a sobrevida dos pacientes.
Imagem em Cardiologia
Na área de imagem, houve um grande salto nos últimos anos. As imagens tridimensionais do coração conseguem uma especificidade técnica excepcional, demonstrando pequenas patologias, facilitando em muito os diagnósticos estruturais e funcionais do coração.
Cardiologia Intervencionista
A cardiologia intervencionista (hemodinâmica) realiza casos mais complexos via percutânea, com alta eficiência. O diagnóstico e a terapêutica apresentam marcantes progressos, com técnicas cada vez menos invasivas.
Cirurgia Cardíaca
A cirurgia cardíaca teve um grande avanço tecnológico, seja nas cirurgias de revascularização, como nas de valva cardíaca. Próteses cada vez mais modernas e duráveis, avanços marcantes na circulação extracorpórea, bombas de suporte cardíaco, tudo contribuindo para que se consiga operar com segurança progressiva pacientes cada vez mais idosos e mais graves. As técnicas de cirurgia minimamente invasiva têm ganho uma atenção especial no desenvolvimento tecnológico.
UTI
O suporte da UTI também merece destaque, com evolução nas medicações, monitorização e assistência ao paciente. Em breve, aqui em nosso meio, teremos um suporte para ventilação com capacidade muito acima das máquinas convencionais, essencial tanto para pacientes com problemas respiratórios graves por disfunção cardíaca ou estrutural, quanto para casos de H1N1, possibilitando a recuperação após o período agudo da doença.
Com as diversas áreas relacionadas à cardiologia trabalhando de forma integrada e com os avanços tecnológicos, o desenvolvimento no tratamento das doenças cardíacas é uma grata constatação para profissionais, pacientes e familiares neste Dia Mundial do Coração.
*Dr. Sérgio Lima de Almeida, Cirurgião Cardiovascular
Chefe do Serviço de Cirurgia Cardiovascular do Hospital SOS Cárdio
Confira o artigo publicado no Jornal Diário Catarinense – SC, edição de 28 de setembro de 2018, p.4.